Jimmy Carter foi hospitalizado e será submetido a uma intervenção cirúrgica para aliviar pressão craniana.

De acordo com um curto comunicado, publicado no The Carter Center, o antigo Presidente norte-americano, de 95 anos, foi levado para o Emory University Hospital na noite de segunda-feira para “um procedimento para aliviar a pressão no seu cérebro, devido a uma hemorragia originada pelas suas recentes quedas”.

A intervenção no hospital em Atlanta, na Georgia, está agendada para a manhã desta terça-feira. “O Presidente Carter está a descansar confortavelmente e a sua mulher, Rosalynn, está com ele”, refere ainda o comunicado.

De acordo com a CNN, o antigo presidente dos EUA, que sobreviveu a dois cancros — um no cérebro, outro no fígado —, já esteve hospitalizado duas vezes no último mês devido a quedas. Da primeira vez que caiu em sua casa, em Plains (Geórgia), fez um golpe acima da sobrancelha e teve de levar 14 pontos. Na segunda queda, fez uma pequena fratura pélvica e foi submetido a um tratamento. Em maio deste ano, já tinha sofrido outra queda, que obrigou a uma cirurgia de prótese total da anca, lê-se no Guardian.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Carter, que é atualmente o mais velho antigo presidente norte-americano ainda vivo, esteve na Casa Branca durante apenas um mandato, entre 1977 e 1981. Em 2002 recebeu o Prémio Nobel da Paz pelo seu trabalho humanitário, refere ainda a BBC.