Morreu o antigo ciclista francês Raymond Poulidor aos 83 anos. A notícia está a ser avançada pela imprensa francesa, que cita a família.

O famoso ciclista, com uma carreira de 18 anos, morreu esta quarta-feira de madrugada, às 2h. Estava hospitalizado desde o dia 8 de outubro, devido a extremo cansaço, na cidade onde morava, Saint-Léonard-de-Noblat, na região de Limousin.

Segundo o Le Monde, ao longo dos muitos anos de carreira, “Poupou” conquistou 189 vitórias, incluindo as provas de ciclismo Milão-San Remo (1961), La Flèche Wallonne (1963), Paris-Nice (1972, 1973) ou o Tour of Spain (1964). O campeão de França, em 1961, pertence ao “ciclismo de outra época”, garante o jornal já citado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Poulidor ganhou a alcunha de “eterno segundo” porque das oito vezes que subiu ao pódio do Tour de France, entre 1962 e 1976, nenhuma foi em primeiro lugar. Correu sempre atrás da camisola amarela, mas nunca a vestiu.

“Se a tivesse envergado, não se falaria tanto de mim passados estes anos todos, depois de ter acabado a carreira. Subi oito vezes ao pódio, mais do que qualquer um e tenho um grande historial. Mas o meu nome está ligado a ser o ‘segundão’”, referiu o francês, citado pela Lusa, em entrevista à agência EFE, em julho de 2019.

Figura popular francesa, muito conhecido por protagonizar uma rivalidade lendária com o compatriota Jacques Anquetil, Poulidor só concluiu a carreira chegado à meta dos 40 anos.