Algumas das estradas de acesso à serra da Estrela estão esta quinta-feira encerradas devido à queda de neve, formação de gelo e vento forte, disse à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Castelo Branco.

Às 9h, estavam encerrados os troços Piornos/Torre, Torre/ Lagoa Comprida, Lagoa Comprida/Loriga e Lagoa Comprida/Sabugueiro, não havendo previsão para a sua reabertura.

Já no distrito de Viseu, a Estrada Nacional 221 (EN221), que liga Castro Daire e Cinfães está cortada desde as 9h30 também devido à queda de neve.

A mesma fonte adiantou à agência Lusa que, “apesar de estarem a decorrer trabalhos de limpeza, não há previsão para reabertura da estrada, uma vez que continua a nevar” na região.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Esta “é a única estrada [nacional] fechada”, apesar de a neve cair nos concelhos de Castro Daire, Cinfães e Resende, onde estão cortadas duas estradas municipais, 553 e 553-1, que ligam Felgueiras a Bigorne e São Cipriano a São Cristovão, respetivamente, esclareceu a proteção civil municipal à agência Lusa.

Para esta quinta-feira, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê “agitação marítima forte na costa ocidental e descida de temperatura, bem como queda nas regiões Norte e Centro, acima de 1.000 a 1.200 metros, descendo temporariamente a cota para 800/1.000 metros.

Imagens publicadas nas redes sociais mostram uma paisagem pintada de branco.

Está ainda previsto “vento forte no litoral oeste e nas terras altas, com rajadas até 95 quilómetros por hora, podendo atingir 110 quilómetros por hora nos pontos mais altos da serra da Estrela”.

Mau tempo. Temperaturas descem e seis distritos estão sob aviso vermelho devido à agitação marítima