O inverno está mesmo a chegar. Não só o frio se acentua esta quinta-feira, com temperaturas mínimas a descerem  8 graus, chuva, vento forte e até queda de neve, como a agitação marítima levou já ao encerramento de sete barras marítimas e pôs seis distritos sob aviso vermelho. As ondas podem chegar até aos 15 metros de altura e as rajadas de vento superar os 100 quilómetros por hora.

As barras de Aveiro, Caminha, Esposende, Vila Praia de âncora, Póvoa do Varzim, Vila do Conde e da Ericeira estão esta quinta-feira fechadas à navegação por causa do estado do mar e outras tantas estão condicionadas, segundo a Autoridade Marítima Nacional (AMN).

De acordo com a AMN, cinco barras do continente (Viana do Castelo, Douro, Figueira da Foz, S. Martinho do Porto e Lagos) e duas na ilha das Flores, grupo ocidental dos Açores, (barra de Santa Cruz das Flores e Lage das Flores) estão esta quinta-feira condicionadas.

Por causa da forte agitação marítima, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou seis distritos do continente sob aviso vermelho, o mais grave, a partir das 12h desta quinta-feira e até à madrugada de sexta-feira. São eles Porto, Viana do Castelo, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga, prevendo-se ondas de noroeste com sete a oito metros, podendo atingir 15 metros de altura máxima.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Estes distritos estão desde as 6h desta quinta-feira sob aviso laranja devido à previsão de ondas de noroeste com cinco a sete metros, podendo atingir 14 metros de altura máxima.

O distrito de Lisboa também está sob aviso laranja desde as 6h e até às 12h desta quinta-feira também devido à agitação marítima, com ondas de noroeste com cinco a sete metros, podendo atingir 14 metros de altura máxima.

Os distritos de Faro, Setúbal e Beja estão igualmente sob aviso laranja, prevendo-se ondas entre os cinco e os seis metros, podendo atingir 12 metros de altura máxima.

De acordo com o IPMA, o aviso vermelho é o mais elevado dos avisos meteorológicos e representa uma situação meteorológica de risco extremo.

O aviso laranja, o terceiro numa escala de quatro, aplica-se a situações meteorológicas de risco moderado a elevado, enquanto o aviso amarelo traduz situações de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA avisou que as temperaturas máximas podem descer até 8 graus e as mínimas 4, a partir desta quinta-feira devido a uma massa de ar polar proveniente da Irlanda. Bragança e Serra da Estrela serão os locais onde os termómetros vão baixar mais. Prevê-se também vento forte, com rajadas acima dos 100km por hora e queda de neve nos pontos mais altos, nas serras do Gerês, Estrela, Montesinho e Marão.

O frio deve manter-se até  domingo. Segundo o IPMA as temperaturas serão inferiores a 15 graus em todo o território havendo muitos locais com menos de 5 graus, no norte e centro na sexta-feira. No distrito do Porto as temperaturas não devem subir acima dos 14 graus e a temperatura mínima está fixada nos 9 graus. Em Lisboa a temperatura máxima não vai ultrapassar os 16 graus e a mínima será de 10 graus. O distrito de Faro registar´s a máxima mais alta do país com 18 graus e a mínima não deve descer abaixo dos 11 graus. Já a Guarda espera as temperaturas mais baixas do país, com a máxima a não ultrapassar os 7 graus e a mínima a fixar-se nos 2 graus.