São “inconvencionais” porque têm histórias de quem contornou as regras e criou visões disruptivas positivas, fomentando novos comportamentos “em prol do desenvolvimento da sociedade”. É a partir deste mote que o TEDx Porto anuncia os três primeiros nomes confirmados para a edição de 28 de março do próximo ano: o ativista Miguel Duarte, o investigador Rui Diogo e a jornalista Isabel Canha.

Miguel Duarte. “Quando vejo uma pessoa a morrer afogada não lhe pergunto se tem passaporte. Tiro-a da água”

Miguel Duarte é um ativista português constituído arguido pelo governo italiano por ter participado em missões de busca e salvamento de migrantes no Mediterrâneo, com a organização não-governamental (ONG) alemã Jugend Rettet. É acusado de auxílio à imigração ilegal e enfrenta uma pena que pode chegar aos 20 anos de prisão.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O jovem ativista esteve também envolvido na criação do coletivo HuBB – Humans Before Borders, uma plataforma de comunicação e de luta pelos direitos humanos.

Miguel é português e resgatou milhares de migrantes no Mediterrâneo. Agora arrisca 20 anos de prisão

Rui Diogo é biólogo, investigador e dos nomes mais conceituados na área da biologia. É membro da Associação Americana de Anatomistas, Professor Associado na Howard University College of Medicine e membro do Center for the Advanced Study of Hominid Paleobiology da George Washington University.

Tem vindo a ser distinguido com vários prémios como autor e coautor de mais de 100 papers em meios de comunicação da especialidade, como a revista Nature. Conjugando dados científicos de medicina, neurobiologia, sociologia, psicologia social, biologia evolutiva e fisiologia, Rui Diogo questiona o mito “machista infundado” de que os homens têm uma tendência maior para ter várias parceiras, enquanto as mulheres têm uma tendência mais monogâmica.

Isabel Canha é uma jornalista portuguesa que, ao longo de 30 anos de carreira, entrevistou dezenas de mulheres de negócios. É também ex- diretora das revistas Cosmopolitan e Exame e cofundadora do site Executiva.pt. Dedicou-se a juntar economia e histórias de mulheres que estão no topo do poder económico em Portugal. Isabel Canha é autora do livro “As Mulheres Normais têm Qualquer Coisa de Excepcional”, editado em 2009 pela Bertrand. É ainda coautora de cinco livros, entre os quais “Memórias de Executivas” e “Lições de Liderança de CEO Portuguesas”.

A 11ª edição do TEDxPorto acontece a 28 de março de 2020 na Alfândega do Porto.

A edição de 2020 do TEDx Porto vai manter-se na Alfândega do Porto com dois dias de programa. Norberto Amaral, organizador e curador do evento, ressalva a escolha do tema “Inconvencional” pela necessidade de mostrar que, se por um lado, “uma sociedade que não segue as leis, não tem futuro, mas por outro lado, a inconvencionalidade é também algo muito importante porque é preciso haver espaço para a criatividade e para a inovação”.

“Se pensarmos bem, os projetos que mais admiramos são aqueles que rompem com convenções, rompem com regras, e que eventualmente acabam por criar regras novas”, defende o também apresentador do TEDxPorto.

Os bilhetes custam 54 euros e as inscrições já estão abertas para a 11ª edição do evento que, na cidade do Porto e desde 2010, já somou mais de 11 mil participantes e de 190 oradores.