O Comando Estratégico Operacional das Forças Armadas Bolivarianas da Venezuela (CEOFANB) denunciou esta quinta-feira uma nova violação do espaço aéreo venezuelano por um “avião espião” dos Estados Unidos.

“Alerta. Mais uma vez, os EUA violam os tratados aeronáuticos internacionais ao entrar, com um avião espião RC135 da USAF na FIR (Região de Informação de Voo) controlada pela República Bolivariana da Venezuela, sem cumprir os protocolos e comprometendo a segurança das aeronaves que se encontravam no espaço aéreo”, denunciou o CEOFANB através da rede social Twitter.

A denúncia foi acompanhada por um diagrama com um mapa que precisa que a nova violação ocorreu quarta-feira, altura em que pelas 12h38 locais (16h38 em Lisboa), os radares venezuelanos detetaram a aeronave C-135V, dos EUA, na FIR de Curaçau.

“Pelas 13h15 locais (17h15 em Lisboa) a aeronave RC-135V dos EUA entrou na FIR de Maiquetía (Venezuela) e os serviços de trânsito aéreo tentaram comunicar com a aeronave, sem obter resposta efetiva. A aeronave continuou o seu voo dentro da FIR de Maiquetía”, explica.

Segundo o CEOFANB o avião norte-americano abandonou a FIR de Maiquetía pelas 16h48 locais (20h48 em Lisboa) “sem estabelecer nenhuma comunicação”.

Segundo Caracas, desde o passado dia 1 de setembro pelo menos 56 aeronaves norte-americanas violaram o espaço aéreo venezuelano.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR