A Xiaomi, marca chinesa que já conhecemos dos smartphones e das trotinetas eléctricas, decidiu evoluir as suas soluções de mobilidade eléctrica urbana. Procurando um veículo mais prático e versátil, em que o utilizador pode deslocar-se sentado, desenvolveu a Himo H1, pequena e fácil de dobrar, sendo depois capaz de ser guardada mesmo nas bagageiras mais pequenas do mercado.

Com apenas 13 kg de peso e com a capacidade de transportar um adulto com 90 kg, a H1 está equipada com um motor de 180 W, alimentado por uma bateria de 216 Wh que lhe assegura uma autonomia de até 20 km e uma velocidade máxima de 18 km/h. Valores compatíveis com as trotinetas a bateria que a marca propõe igualmente no mercado.

A Hime H1 apresenta duas características que a separam dos veículos do género em que o condutor viaja em pé. Para começar porque, neste caso, quem está ao volante está igualmente sentado, o que não só parece mais confortável, como ainda facilitará o equilíbrio. A segunda característica, eventualmente mais importante, prende-se com a capacidade de a H1 ser originalmente pequena, para depois se tornar muito compacta uma vez dobrada, sendo possível “enfiar” várias unidades na bagageira de um Smart, reconhecida como bastante acanhada.

Uma vez em condições de utilização, a H1 tem 95 cm de altura, 84 cm de comprimento e 48 cm de largura. Mas depois de dobrada de forma curiosa, fica reduzida a um bloco de 35 x 35 x 48 cm, muito fácil de transportar e mais ainda de arrumar. O objectivo da H1 é ser utilizada no último quilómetro, com o condutor a aceder às grande cidades no seu automóvel, que deixará estacionado tão próximo possível, para depois a H1 ser retirada da mala e usada para percorrer a distância que nos separa do destino.

A Xiaomi Himo H1 já está disponível para compra, mas de momento ainda não nas lojas nacionais. Para ter acesso ao veículo, o potencial comprador tem de visitar sites como o Alibaba, onde a H1 é proposta por valores a partir de 600 dólares, um pouco mais do dobro do que é pedido pelas trotinetas eléctricas da marca.