A circulação rodoviária na faixa da direita da Avenida Marginal, no sentido Cascais-Lisboa, está encerrada entre a rotunda de S. Pedro e o cruzamento da Parede, devido à degradação do muro, anunciou esta segunda-feira a Câmara Municipal de Cascais num comunicado.

É um processo que temos vindo a monitorizar juntamente com as Insfraestruturas de Portugal e a Agência Portuguesa do Ambiente, mas que nos últimos dias se agravou, daí esta tomada de posição”, avançou Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais à Rádio Observador.

A circulação está encerrada desde as 20h desta segunda-feira. Em causa está a “segurança de pessoas e bens”. “Após uma atenta análise local e com o suporte técnico de pareceres do serviço municipal de Proteção Civil verificou-se que há um risco objetivo para a segurança para quem circula naquela importante artéria”, salienta a câmara.

A autarquia acrescenta que as condições meteorológicas, com previsão de chuva para os próximos dias, poderão, dada a “situação precária do paredão, criar situações de elevada perigosidade na segurança rodoviária”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“A certeza que eu tenho é que [a responsabilidade] não é da câmara [de Cascais], a responsabilidade estará entre as Insfraestruturas de Portugal e a Agência Portuguesa do Ambiente”, afirmou Carlos Carreiras, acrescentando que considera “que a salvaguarda da segurança das pessoas e bens é sempre” da responsabilidade da câmara. “Nesse sentido, intervimos e vamos nós suportar a obra, coisa que não estará nas nossas responsabilidades legais fazê-lo”.

O presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, explicou que o município “não pode ficar de braços cruzados”. “Portugal tem um histórico de facilitismo que está na origem de graves acidentes, inclusivamente com perdas de vidas, e, face à análise técnica e da observação local, a Câmara Municipal de Cascais não podia ficar de braços cruzados à espera de que nada sucedesse”, afirma.

Carlos Carreiras vai estar na manhã de terça-feira no local, para analisar e definir o projeto de intervenção urgente no muro de contenção da avenida Marginal.