A Suíça, vencedora por 6-1 em Gibraltar, e a Dinamarca, ao empatar 1-1 na República da Irlanda, qualificaram-se esta segunda-feira para a fase final do Europeu de futebol de 2020, na última jornada do Grupo D.

A formação helvética fechou o agrupamento com 17 pontos, ultrapassando a Dinamarca, que terminou no segundo posto, com 16. A República da Irlanda foi terceira, com 13, seguida da Geórgia, com oito, e de Gibraltar, sem qualquer ponto.

O Euro2020 será a nona fase final para a Dinamarca, campeã em 1992, que tinha falhado a edição de 2016, e a quinta, e segunda consecutiva, para a Suíça, que chegou aos oitavos de final há quatro anos, após três eliminações na fase de grupos.

Os dois primeiros de cada um dos 10 agrupamentos qualificam-se para a fase final, enquanto as restantes quatro vagas sairão dos play-offs, a disputar pelos quatro melhores classificados de cada uma das quatro ligas da primeira edição da Liga das Nações que não conseguirem o apuramento direto.

A fase final, para a qual já se tinham qualificado Bélgica, Itália, Rússia, Polónia, Ucrânia, Espanha, Turquia, França, Inglaterra, República Checa, Finlândia (estreante), Suécia, Croácia, Áustria, Alemanha, Holanda e Portugal, realiza-se de 12 de junho a 12 de julho de 2020, em 12 cidades, de 12 países.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR