Só faltava um lugar. Esta terça-feira, na última noite de jogos da fase de grupos da qualificação para o Euro 2020, 19 seleções já tinham lugar garantido no tabuleiro final da competição. Restava apenas decidir quem fazia companhia à vice-campeã mundial Croácia no Grupo E: se o País de Gales, se a Hungria ou a Eslováquia. Os primeiros venceram os segundos e a vitória dos últimos perante o Azerbaijão acabou por não ser suficiente — assim sendo, Gareth Bale, Aaron Ramsey e companhia ficaram com o último lugar de apuramento direto para o Euro 2020.

Contas feitas, são 20 as seleções já qualificadas para o Campeonato da Europa do próximo verão: Inglaterra, República Checa, Ucrânia, Portugal, Alemanha, Holanda, Suíça, Dinamarca, Croácia, País de Gales, Espanha, Suécia, Polónia, Áustria, França, Turquia, Bélgica, Rússia, Itália e Finlândia. Contudo, restam ainda quatro vagas, que vão ser ocupadas através dos playoffs e discutidas por 16 equipas que ou foram um dos melhores terceiros lugares ou garantiram essa segunda oportunidade devido aos resultados na Liga das Nações. São elas o Kosovo, a Bulgária, a Sérvia, a Irlanda do Norte, a Bielorrússia, a Irlanda, a Geórgia, a Hungria, a Eslováquia, a Noruega, a Roménia, a Macedónia, Israel, a Islândia, a Escócia e a Bósnia, que serão divididas em grupos de quatro que vão disputar dois jogos, como que uma meia-final e uma final. O vencedor de cada um dos grupos apura-se para o Europeu.

Eliminadas e já sem qualquer hipótese de chegar ao Euro 2020 estão outras 18 seleções (Montenegro, Luxemburgo, Lituânia, Estónia, Gibraltar, Azerbaijão, Ilhas Faroé, Malta, Eslovénia, Letónia, Albânia, Andorra, Moldávia, Chipre, Cazaquistão, San Marino, Arménia e Liechtenstein). No que diz respeito aos potes que vão determinar o destino do sorteio da fase de grupos do Europeu, Portugal acabou mesmo por cair para o Pote 3: falhou o Pote 1 por não ter ficado em primeiro no grupo e o Pote 2 por não ter sido um dos melhores segundos classificados.

Quer isto dizer que a Seleção Nacional pode encontrar qualquer uma das seleções que integram o Pote 1 e o Pote 2, lote que inclui a campeã mundial França, Espanha, Bélgica, Inglaterra, Alemanha e várias outras candidatas à conquista final. A distribuição das equipas pelos potes no sorteio que decorre já no dia 30, sábado, será a seguinte:

Pote 1

Itália
Inglaterra
Bélgica
Espanha
Ucrânia
Alemanha

Pote 2

França
Suíça
Croácia
Polónia
Rússia
Holanda

Pote 3

Portugal
Turquia
Dinamarca
Áustria
Suécia
República Checa

Pote 4

Finlândia
País de Gales
Playoff Liga A
Playoff Liga B
Playoff Liga C
Playoff Liga D