A artista norte-americana Lizzo lidera as nomeações para os prémios norte-americanos de música Grammy, em oito categorias, seguida da cantora Billie Eilish, a mais jovem artista a ser nomeada para estas distinções.

De acordo com a lista de nomeados divulgada esta quarta-feira, Lizzo, cantora e atriz com quase uma década de carreira e que chegou este ano aos primeiros lugares das tabelas de vendas com o terceiro álbum, ‘Cuz I Love You (2019), está nomeada para oito Grammy, incluindo Gravação do Ano, Álbum do Ano e Artista Revelação.

Com seis nomeações surge a cantora norte-americana Billie Eilish, que aos 17 anos se torna na mais jovem artista a ser indicada para os Grammy, por causa do álbum de estreia When we all fall asleep, where do we go?, lançado em março passado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Eilish, que atuará em 2020 em Portugal, está nomeada, por exemplo, para Gravação do Ano, Álbum do Ano, Canção do Ano — com “Bad Guy” — e Artista Revelação.

Também com seis nomeações surge o rapper Lil Nas X, um fenómeno de popularidade por causa da música “Old Town Road”, cuja divulgação se tornou viral a partir da rede Tik Tok. Sem qualquer álbum editado, Lil Nas X está indicado para os Grammy com aquela canção, na qual participa ainda o músico Billy Ray Cyrus, e com o EP 7.

Para Álbum do Ano estão indicados I,I (Bon Iver), Norman F***ing Rockwell! (Lana del Rey), When we all fall asleep, where do we go? (Billie Eilish), Thank u, next (Ariana Grande), I used to know Her (H.E.R.), 7 (Lil Nas X), ‘Cuz i love you (Lizzo) e Father of the bride (Vampire Weekend).

De fora desta categoria ficaram, por exemplo, Taylor Swift, que soma três nomeações, incluindo para Canção do Ano, com “Lover”, e Beyoncé, nomeada para quatro Grammy por causa de Homecoming e a banda sonora para o filme “Rei Leão”.

J. Cole, Gary Clark Jr., Lucky Daye, Thom Yorke, Bob Ludwig e Tanya Tucker são outros artistas com quatro nomeações para os Grammy.

Destaque ainda para a nomeação da ex-primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, na categoria Melhor Álbum de ‘Spoken Word’ com a versão audiolivro da biografia Becoming, e para as três nomeações do rapper Nipsey Hussle, que morreu baleado em Los Angeles em março passado.

In the End, o disco que os Cranberries fizeram ainda com gravações da vocalista Dolores O’Riordan, que morreu em 2018, está nomeado para o Grammy de Melhor Álbum Rock.

A cerimónia dos Grammy, com prémios em 84 categorias, decorrerá a 26 de janeiro em Los Angeles, Califórnia.