Os mercados estão para o Natal como os arraiais estão para os Santos Populares. No arranque da quadra natalícia, as feiras invadem ruas, parques, praças e até hotéis com propostas diferenciadas que ajudam na tarefa de completar a lista de presentes com ideias originais, longe das grandes marcas e dos centros comerciais que, por esta altura, ficam particularmente concorridos. Quer esteja em Lisboa, quer esteja na Invicta, reunimos 28 sugestões para assinalar no seu GPS.

The Spot Market Rastrillo

21 a 24 de novembro, Centro de Congressos de Lisboa

A próxima edição do The Spot Market arranca já esta quinta-feira e, garante a organização, tem “um cheirinho a Natal”. O mercado que ruma à antiga FIL, na Junqueira, conta com a presença de 40 expositores com coleções de roupa, acessórios e joalharia para o tempo frio. É uma edição solidária em parceria com a associação Novo Futuro, que providencia “cuidados físicos, emocionais e sociais a 73 crianças e jovens privados de meio familiar seguro”. As receitas do mercado que está de portas abertas durante quatro dias revertem integralmente para esta entidade sem fins lucrativos (a entrada custa 3 euros). As compras podem ser feitas entre as 18h e as 23h, nos dias 21 a 23, e das 12h às 18h, a 24 de novembro.

Hype Market

23 e 24 de novembro, Alvalade

Há cerca de quatro anos que o Hype Market traz a Alvalade 50 expositores que primam por conceitos originais na área do design, moda e gastronomia. A edição mais próxima do Natal tem data marcada para 23 e 24 de novembro, entre as 11h e as 19h, e volta a dar palco à venda de bens e serviços de pequenos produtores e empreendedores — o evento aposta em grande na economia local. O mercado acontece no primeiro piso do GoPark (Avenida da Igreja, n.º 37 E), mesmo em frente ao Centro Comercial de Alvalade. A entrada é gratuita.

A grande aposta é nos pequenos produtores.

Mercado Get Zen – Especial Natal

29 de novembro a 1 de dezembro, Mercado de Santa Clara

A edição especial de Natal dura três dias, sempre com horários diferentes — das 14h às 20h, a 29 de novembro; das 10h às 20h, a 30; e das 10h às 19h a 1 de dezembro –, e vai ocupar o Mercado de Santa Clara. Além de artesanato, produtos regionais, gourmet, biológicos e reciclados, sem esquecer as plantas, o mercado apostado em promover a “saúde em movimento” vai ter oficinas e tertúlias sobre alimentação saudável, sustentabilidade e reaproveitamento de materiais, por exemplo. Há ainda um espaço dedicado 100% aos mais novos. A entrada é gratuita.

Mercado de Natal do Campo Pequeno

29 de novembro a 2 de dezembro, Praça do Campo Pequeno

A lista de propostas parece, num repente, infindável: design, moda, livros, cerâmica, joalharia, decoração, brinquedos, artes plásticas e solidariedade, não estivéssemos nós em época pré-natalícia. Este ano a organização criou o passe solidário que por 5 euros garante entrada em todos os dias no mercado (1 euro reverte a favor de duas associações); já o bilhete diário custa 2 euros. No mercado onde vão estar mais de 150 expositores vai também ser possível adquirir um Pinheiro Bombeiro e, ao alugar a árvore para este Natal, está a contribuir para ajudar os bombeiros portugueses na compra de equipamentos de combate aos incêndios. O evento, que decorre de 29 de novembro a 2 de dezembro, entre as 11h30 e as 21h30, vai ainda apoiar o projeto “A Avô Veio Trabalhar!”. Mais informações aqui.

Capital do Natal: Christmas Fun Park

29 de novembro a 12 de janeiro, Passeio Marítimo de Algés

A Capital do Natal aterra no Passeio Marítimo de Algés já no próximo dia 29 de novembro. Diz-se o maior parque temático da Europa apostado em recriar uma aldeia natalícia, inspirada naturalmente no ambiente da Lapónia. Roda gigante, pista de gelo, comboio de Natal, carrossel e até um “bosque dos elfos” são algumas das muitas atividades propostas. A entrada no mercado é grátis, sendo que os preços para o Christmas Fun Park começam nos 20 euros.

Mercadito da Carlota

30 de novembro e 1 de dezembro, Cordoaria Nacional

Mais espaço, mais dias e mais marcas. A edição de Natal do mercado que nasceu com o Blog da Carlota, criado por Fernanda Velez, mudou-se do CCB para a Cordoaria Nacional, onde os expositores escolhidos a dedo pela blogger vão ocupar uma área de 2.500 metros quadrados. Contrariando edições anteriores, o Mercadito acontece durante dois dias, num fim-de-semana, e terá cariz solidário através da recolha de bens a favor da associação Acreditar. São mais de 100 marcas — incluindo nomes como Dot, Maria Gorda, Buzina Brand, Carolina Curado, It Shoes, HLC ou Cluoh, entre outros –, sendo que algumas terão preços referentes ao “Black Weekend” (descontos entre os 20% e os 40%). Além das compras antecipadas de Natal, o evento promove workshops de comida saudável ou de decoração de mesas de Natal, e tem ainda animação para crianças. O Mercadito de Natal tem apoio da Câmara Municipal de Lisboa, a entrada custa 2 euros por pessoa e as portas estão abertas das 10h às 19h.

Roupa e acessórios e várias marcas a descobrir em mais um Mercadinho da Carlota © Instagram Fernanda Velez

Winter Market Stylista

30 de novembro e 1 de dezembro, Espaço FIARTIL, Estoril

O mercado existe desde 2013 e nasceu do blogue Stylista. Apostado em marcas desenvolvidas por empreendedores locais, nas categorias de moda, decoração e alimentação, entre outras, regressa a tempo do Natal para a edição de inverno que acontece no Estoril no fim de semana de 30 de novembro e 1 de dezembro (entre as 10h e as 19h). O evento que este ano promete ter “as luzinhas, os pinheiros, o cheiro a doces, a música maravilhosa, o frio na cara, os passeios agasalhados, o vinho quente, o chocolate, as esplanadas aquecidas, os restaurantes”, garantia da bloguer Maria Guedes, vai contar com cerca de 100 marcas e espera receber até 20 mil pessoas. A entrada custa 3 euros.

Maria Guedes volta à FIARTIL para mais um mercado de inverno © Instagram Stylista

Wonderland Lisboa

30 de novembro a 5 de janeiro, Parque Eduardo VII

Pista de gelo, aldeia do Pai Natal, roda gigante, escorregas, carrosséis e entrada livre. O Wonderland Lisboa está de regresso à capital entre 30 de novembro e 5 de janeiro. As muitas atividades enumeradas vão estar reunidas no Parque Eduardo VII, naquele que é facilmente descrito como o país das maravilhas natalício. Pode acompanhar todos os desenvolvimentos aqui.

A roda gigante é apenas uma das atrações do evento. © DR

Vila Alegria

30 de novembro a 5 de janeiro, Praça da Alegria

Comida e artesanato fazem parte do mercado de Natal que, entre 30 de novembro e 5 de janeiro, ocupa a Praça da Alegria, em Lisboa. Em dia de inauguração as crianças podem dar as boas-vindas ao Pai Natal e, quando a luz do dia cair, serão inauguradas as iluminações de Natal da freguesia. A ideia da organização é recordar “os tempos de infância num dos mais antigos jardins da cidade”. A entrada é livre (das 12h às 22h, aos domingos e quintas-feiras; das 12h às 24h, às sextas, sábados e vésperas de feriado).

Mercadinho do Reino de Natal

1 de dezembro a 6 de janeiro, Terreiro Rainha D. Amélia, Sintra

O mercadinho tem morada fixa mesmo em frente ao Palácio Nacional de Sintra, cenário que é, em si, um presente de Natal. Entre os dias 1 e 6 de dezembro, o grande destaque vai para o artesanato e para a doçaria. No mesmo espaço há ainda uma tradicional árvore de Natal, uma pista de gelo e um carrossel. A organização garante também animação itinerante a cargo da Companhia do Chapitô e três concertos corais na escadaria do palácio.

Natalis

4 a 8 de dezembro, FIL, Parque das Nações

Diz-se o “maior mercado de Natal indoor da capital”. A verdade é que ocupa a FIL, no Parque das Nações, durante quatro dias (das 15h às 21h, a 4, 5 e 8 de dezembro, e até às 23h, nos dias 6 e 7). Na feira Natalis encontram-se decorações apropriadas à época, artesanato, livros, moda e ourivesaria, entre outras propostas, muitas delas de pequenos artesãos — algumas podem ser personalizadas ao vivo. Além das compras de Natal, promete-se animação para crianças e adultos, incluindo mascotes de desenhos animados e fotografias tiradas na companhia do Pai Natal. A isso somam-se os workshops e os show cookings com chefs que vão ensinar diferentes receitas: desde o “bacalhau Natalício à moda do Chef” e os “sonhos de cenoura com calda de chocolate aromatizada de laranja” ao “delicioso tronco de Natal com o aproveitamento de claras de ovos”. A entrada é gratuita. De referir que a Natalis acontece em simultâneo com a Diverlândia, uma espécie de feira popular do Natal que entre 6 de dezembro e 5 de janeiro de 2020 ocupa também a FIL

Além dos muito produtos em banca, há workshops e show cookings.

Mercado de Natal de Alvalade

4 a 17 de dezembro, Avenida da Igreja

Entre as 10h e as 20h, de 4 a 17 de dezembro, a Avenida da Igreja, no bairro de Alvalade, vai encher-se das tradicionais casinhas de madeira onde será possível encontrar diferentes produtos — desde ofertas de artesanato a comércio mais e menos tradicional e também gastronomia. A casinha do Pai Natal não falta naquela que é a sexta edição do mercado, organizado pela Junta de Freguesia, e cujas marcas que vão participar têm vindo a ser divulgadas na respetiva página de Facebook.

A partir de 4 de dezembro, a Avenida da Igreja, em Alvalade, enche-se de casinhas de madeira. © Facebook Mercado de Natal de Alvalade

Cascais Christmas Village

5 de dezembro a 1 de janeiro, Parque Marechal Carmona

A 4º edição do Cascais Christmas Village regressa a 5 de dezembro depois do sucesso de edições anteriores. Durante 27 dias, o Parque Marechal Carmona transforma-se numa vila de Natal, na qual são recriados ambientes da época que cruzam o universo do Pai Natal com o imaginário do presépio vivo. Nesta vila vai ser possível encontrar também um carrossel e um comboio de Natal, sem excluir a pista de gelo e a “rampa radical”. O evento está naturalmente dotado de um mercado onde será possível fazer compras antecipadas, a pensar no próximo dia 25 de dezembro. Preços a partir dos 6,50 euros, sendo que o horário é variável. Todas as informações aqui.

*Xmas* Art & Fleamarket

7 e 8 de dezembro, Anjos70

Apresenta-se como o mercado mais alternativo dos Anjos, em Lisboa, e não é para menos. A edição especial de dezembro, já a pensar no Natal, está marcada para 7 e 8 de dezembro e tem como grande aposta o comércio local. Dois pisos com mais de 100 bancas selecionadas trazem aos Anjos70, antiga Feira das Almas, em Regueirão dos Anjos, roupa, artigos novos e usados, moda vintage, artesanato, decoração e não só. A entrada é livre e pode ser feita entre as 11h e as 19h.

Diz-se o mercado mais alternativo dos Anjos. © Facebook Anjos70

Mercado de Natal do Penha Longa Resort

7 e 8 de dezembro, Penha Longa Resort, Sintra

O Mercado de Natal do Penha Longa Resort, em Sintra, prima pela diferença já que acontece num mosteiro do século XIV — não é todos os dias que se pode riscar presentes da lista de Natal num claustro secular. A 7 e 8 de dezembro o claustro do mosteiro enche-se de produtos gastronómicos, artigos de decoração, roupa, calçado, mobiliário, artesanato, peças em cortiça, joalharia de autor e até de pinturas. Mas não é só de compras que falamos, até porque a organização promete atividades para a família toda, incluindo uma sessão de cinema temática, workshop de bolachas e ainda a possibilidade de escrever uma carta ao Pai Natal. A entrada no mercado é livre — está aberto entre as 11h e as 18h.

Xmas Time Market

7 a 9 de dezembro, Mercado Time Out

Durante três dias o Estúdio Time Out recebe uma vez mais o Mercado de Natal da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP). O bilhete de entrada custa dois euros (inclui um euro dedutível em qualquer compra de valor igual ou superior a 10 euros) e permite conhecer uma montra de criadores portugueses com sugestões de moda, design, ilustração, gourmet, jogos, livros, decoração e até brinquedos. O mercado tem, naturalmente, uma componente solidária ao promover a divulgação e angariação de fundos para a CVP. As portas estão abertas entre as 11h e as 21h.

Mercado Crafts & Design

Nos primeiros três fins de semana de dezembro, Jardim da Estrela

São três fins de semana dedicados ao Natal — 7 e 8, 14 e 15 e 21 e 22 de dezembro, entre as 10h e as 18h. O Mercado Crafts & Design propõe fazer as compras desta temporada no Jardim da Estrela. E entre os possíveis presentes estão diferentes peças de autor, da moda à joalharia, do design à ilustração. A entrada é gratuita. O “mercado criativo para pessoas criativas”, tal como se apresenta na respetiva página de Facebook, existe desde 2006.

O Mercado Crafts & Design propõe fazer as compras de Natal no Jardim da Estrela. © DR

The Gentlemen’s Market & Bons Rapazes

14 e 15 de dezembro, Espaço 7 Rios das Twin Towers

A edição natalícia do The Gentlemen’s Market & Bons Rapazes está marcada para os dias 14 e 15 de dezembro, entre as 10h e as 20h, no Espaço 7 Rios. Aquele que se diz o primeiro mercado português destinado ao sexo masculino conta com entrada gratuita. Resulta de uma parceria com o blogue Bons Rapazes e traz consigo várias marcas — de automóveis, moda, desporto e gastronomia — espalhadas por dois pisos de 4.000 metros quadrados. Alguns nomes em cartaz são a Intimissimi Uomo, a Dkaras, a ShirtByHande a Camisaria Machado.

Um mercado português destinado ao sexo masculino. © JOAO MARIA C

Um Dia no Mercado

15 de dezembro, Hotel Intercontinental

O mercado mensal reúne cerca de 30 marcas para bebés, crianças, adolescentes e senhoras, mas também aposta na decoração, nos livros, nas joias e nos acessórios. A 15 de dezembro acontece a edição de natal. A entrada é livre.

Um Dia No Mercado

24 de novembro, Hotel Sheraton

À semelhança do que acontece em Lisboa, a edição de Natal chega ao Hotel Sheraton, no Porto, com marcas de roupa para bebés, crianças e senhora, sem esquecer os acessórios, sapatos e joalharia. Brinquedos também fazem parte dos expositores selecionados, bem como produtos de decoração. Das 10h30 às 19h. Entrada gratuita.

Pink Market

De 23 de novembro a 23 de dezembro, Mar Shophing, Matosinhos

A partir do dia 23 de novembro, e durante 30 dias seguidos, a edição natalícia do Pink Market assenta no MAR Shopping, em Matosinhos. Dez marcas vão estar presentes no evento para que seja mais fácil riscar itens da lista de Natal. Criado pelo Pink Movement, este mercado conta com marcas como Pedaços de Cacau, Chikilin’s, Praiana Soul ou Flor Criativa. Pode seguir as atualizações na respetiva conta de Instagram.

Está oficialmente aberta a época alta da doçaria © Instagram Pedaços de Cacau

Christmas Sensations Market

30 de novembro e 1 de dezembro, SB – Brandsolutions

Entre as 11h e as 20h, durante dois dias, o hotel InterContinental, na Praça da Liberdade, recebe o Christmas Sensations Market, um mercado natalício apostado em moda e lifestyle. Vai daí que entre as propostas estejam jóias, roupa de homem e de senhora. São mais de 40 as marcas presentes (Bijulandia, Piki Kids ou Sou Planta, a título de exemplo). O evento que acontece no fim de semana em que se ligam as luzes de Natal na Invicta proporcionará degustações de produtos gourmet e promete animação, incluindo massagens e pinturas faciais.

Christmas Wine Experience

30 de novembro e 1 de dezembro, The Yeatman

Dois dias para provar 200 vinhos. O mercado de Natal do hotel vínico tem que se lhe diga. Além de marcar o arranque das celebrações natalícias no Yeatman, reúne cerca de 100 produtores que trazem apenas dois vinhos cada um — a proposta é encontrar os pares perfeitos para acompanhar os pratos típicos da quadra e conhecer a história dos rótulos pela boca de quem os vê nascer. Além dos nectares, o mercado apresenta queijos, enchidos, azeites em prova, entre outros produtos artesanais (como sabonetes perfumados ou bombons). O evento acontece entre as 15h e as 19h nas áreas comuns do hotel e custa 50 euros por pessoa —  para grupos de oito ou mais existe um preço reduzido de 45 euros por pessoa; existe ainda um bilhete combinado para os dois dias por 75 euros.

Cerca de 100 produtores trazem 200 vinhos ao hotel The Yeatman. © DR

Artes e Ofícios do Porto

30 de novembro a 23 de dezembro, Praça dos Poveiros

No último fim de semana de novembro, o Natal começa a ser festejado no Porto, com os mercados tradicionais de rua, apoiados pelo município, a chegarem à Baixa logo pela manhã. É o caso da feira Artes e Ofícios do Porto que ocupa a Praça dos Poveiros até ao dia 23 de dezembro — das 11h às 20h, de quinta a domingo; das 11h às 23h, às sextas e sábados — com produtos de artesanato português, desde cerâmica, lãs, linhos, madeira e brinquedos e jogos tradicionais. Ao todo, vão participar na feira 30 expositores.

Mercado da Alegria

30 de novembro a 31 de dezembro, Largo de Santo Ildefonso e Praça da Batalha

É outro dos mercados tradicionais de rua com o selo do município. Estreou-se no ano passado e, em 2019, volta a fixar morada temporária no Largo de Santo Ildefonso e na Praça da Batalha. Luzes, música, workshops e quatro dezenas de expositores: brinquedos artesanais, roupa, bijutaria, artesanato e iguarias regionais estão entre as propostas. Há mercado das 10h às 20h, de quinta a domingo; das 10h às 23h, sexta e sábado; e das 10h às 16h, a 24 de dezembro.

Praça de Natal

30 de novembro a 1 de janeiro, Jardim do Centro Cívico, Gaia

A Praça de Natal dos Jogos Santa Casa — em parceria com o grupo Global Media e a Câmara Municipal de Gaia — volta ao centro cívico de Gaia já no dia 30 de novembro. Entre as atividades sugeridas para toda a família está a pista de gelo, a roda gigante e o carrossel de serviço. O Mercado de Natal com produtos artesanais para venda não fica a faltar e estão ainda prometidos espetáculos de video mapping. A entrada é gratuita e pode ser feita entre as 14h e as 20h, de segunda à sexta; das 10h às 22h, aos sábados (à exceção do dia 30 de novembro, cuja abertura está marcada para as 13h30); das 10h às 16h, aos domingos. Nos dias 24 e 31 de dezembro, o horário funciona das 10h às 16h, e a 25 e 1 de janeiro, das 16h às 20h.

Christmas Market

13 a 15 de dezembro, Cais Novo (Antigo Museu do Vinho do Porto)

Espumantes, vinhos tranquilos, brinquedos, vestuário, acessórios, gastronomia e animação. Tudo isso é prometido na sexta edição do Christmas Market que acontece entre 13 e 15 de dezembro naquele que já foi o Museu do Vinho do Porto, na Rua de Monchique n.º 120. O mercado é organizado pela LGSP Events da Lufthansa LGSP. Mais detalhes aqui.

Artesanatus Porto

14 a 22 de dezembro, Jardim de São Lázaro

A feira Artesanatus Porto acontece entre 14 e 22 de dezembro no Jardim de São Lázaro. O destaque vai para peças de artesanato contemporâneo e tradicional, disponíveis para venda entre as 10h e as 19h.