Os relatórios preliminares do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) indicam que “o ar é considerado limpo” no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, apesar da existência de amianto.

De acordo com uma informação enviada à Lusa pelo hospital, nos relatórios preliminares do INSA, “apesar de se ter confirmado a existência de amianto, as concentrações obtidas de fibras respiráveis no ar foram, em todos os locais, inferiores a 0,01 fibra/cm3, ou seja, o ar é considerado limpo”.

Nos relatórios, recomenda-se, contudo, que “os ocupantes das salas devem ser informados de que estes materiais não podem ser agredidos [danificados]”.

Na quinta-feira, o Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte (CHULN) informou que está a fazer um “levantamento exaustivo” de locais no Hospital de Santa Maria com presença de amianto que necessitem de intervenção.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Segundo uma notícia avançada pelo jornal Correio da Manhã, várias salas do serviço de neurologia do Hospital Santa Maria foram encerradas na quarta-feira depois de uma investigação do jornal ter denunciado, na segunda-feira, que os funcionários e doentes desta unidade estão em risco devido à elevada exposição a fibras cancerígenas.

O Correio da Manhã referia ainda que a sala do secretariado do serviço de neurologia é um dos casos mais graves detetados, adiantando que os funcionários deste espaço trabalhavam a escassos centímetros de canalizações que libertam fibras cancerígenas.

Contactado pela Lusa, o Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte afirmou na quinta-feira que “intervencionou de forma rápida o gabinete identificado na Neurocirurgia e tem em curso um levantamento exaustivo de outros pontos onde essa intervenção seja necessária”.

“A proteção colocada no tubo em causa garante toda a segurança do ambiente de trabalho e a obra no gabinete já está concluída, não existindo qualquer outra sala encerrada”, garantiu o centro hospitalar em resposta escrita enviada à Lusa.

Esta sexta-feira, fonte do Hospital de Santa Maria adiantou à Lusa que, “além da intervenção já feita, do encapsulamento dos tubos em causa, está prevista uma intervenção adicional com a colocação de uma cobertura metálica e avisos aos funcionários, dado que a zona em causa é exclusivamente usada por funcionários.