O mau tempo provocou quedas de árvore (85) e de pequenas estruturas como andaimes e placards (31) e algumas inundações desde a noite de quinta-feira. A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) recebeu entre as 0h00 e as 11h00 desta sexta-feira 201 ocorrências de norte a sul do país devido à chuva forte, sendo o distrito de Lisboa o mais afetado, com 41, confirmou o Observador junto do comandante Miguel Oliveira. No Porto foram registadas 26 ocorrências.

Nas operações estiveram envolvidos 752 operacionais, com o apoio de 285 veículos.

A chuva intensa que se fez sentir em Lisboa até às 10h chegou a suscitar preocupação ao “Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). O instituto “emitiu aviso amarelo para quase todo o país por causa da chuva, mas está preocupado com Lisboa. Há a possibilidade de até às 10h00 podermos ter precipitação de 10 a 20 milímetros numa hora”, referiu, cedo de manhã, o major Manuel Cordeiro à Lusa.

O IPMA prevê para esta sexta-feira no continente períodos de chuva persistente e por vezes forte e acompanhada de ventos que podem atingir os 110 quilómetros por hora nas terras altas.

Ar polar vai fazer descer temperaturas no sábado

(notícia atualizada com os estragos em Lisboa às 12.32)

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR