Um aluno de 16 anos, surdo, estudante do 11º na Escola Secundária Joaquim de Araújo, em Penafiel, agrediu na passada terça-feira por um professor, durante uma aula de Mecatrónica.

Alertada pela diretora interina da escola, a GNR foi chamada ao local, onde confirmou uma “agressão de um professor a um aluno com necessidades educativas especiais”. O rapaz foi assistido pelo INEM e transportado depois para o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, onde foi considerado “ferido grave”, revela o Público.

Professor que terá agredido aluno em Alvalade foi detido pela polícia e suspenso da escola

O Ministério da Educação informou esta sexta-feira que o professor já foi suspenso. “O pedido de suspensão, por parte da escola, que ontem [quinta-feira] ao final do dia deu entrada na Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, foi despachado”, lê-se num esclarecimento enviado à agência Lusa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

De acordo com o Público, a escola pediu a suspensão preventiva do professor e comunicou o incidente à Inspeção-Geral de Educação e Ciência e à Direção-Geral Dos Estabelecimentos Escolares, depois de o afastar imediatamente da turma onde terão ocorrido as agressões. A escola abriu “um procedimento disciplinar”.

Como utiliza um implante, para minimizar os efeitos da surdez, o rapaz teve ainda de se deslocar, na passada quarta-feira, ao Hospital de São João, no Porto, onde é acompanhado. A GNR deverá agora encaminhar o caso para o Ministério Público local para investigação.

Na nota enviada à agência Lusa, o Ministério da Educação refere que “as autoridades estiveram no local e tomaram conta da ocorrência”. Acrescenta que “os serviços do Ministério da Educação estão em contacto permanente com a escola, tendo disponibilizado o apoio necessário”. E “repudia veementemente todas as formas de violência, em particular em ambiente escolar, convidando todos para uma atitude proativa de prevenção de comportamentos violentos e de desrespeito”.

(notícia atualizada às 14h59 com o despacho do Ministério da Educação)