Foi aprovado o projeto para aumentar a capacidade do aeroporto de Lisboa dos atuais 44 movimentos por hora para 72, anunciou esta segunda-feira a Navegação Aérea de Portugal (NAV). O documento foi aprovado no passado dia 23 de outubro, pela INFANAV, comissão permanente de navegação aérea que integra a Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC), a Força Aérea Portuguesa e a NAV.

Este projeto “prevê a reorganização e conciliação da utilização civil e militar do espaço aéreo da região de Lisboa e a sua aprovação significa que estão reunidas as condições para aumentar gradualmente a capacidade da ATL até aos 72 movimentos por hora”, refere o comunicado emitido pela NAV. O aumento da capacidade será feito gradualmente.

“A reorganização operacional do espaço aéreo em curso não só irá aumentar a capacidade aeroportuária de Lisboa, como oferecerá uma estrutura de espaço aéreo mais eficiente, permitindo uma melhor gestão do tráfego na fase de aproximação a Lisboa e, desta forma, a redução de atrasos e do total de emissões de gases de estufa associadas ao transporte aéreo”, esclarece ainda a mesma nota.