Há vizinhos do lado, de cima, de baixo e, depois, há os vizinhos que só causam problemas. Como noticia o Le Monde, um casal de reformados vai receber oito mil euros de indemnização depois de um longo caso judicial. E tudo por causa de “fortes odores irritantes” que provinham da casa do vizinho.

As queixas dos vizinhos tinham a ver com os fardos de feno que o vizinho em questão tinha armazenados muito perto de casa, num edifício que usava para criação de gado. Escusado será dizer que os transtornos relacionados com o cheiro a estrume eram muitos.

Segundo o jornal local La Montagne, o casal de reformados chegou a Saint-Étienne em 2001 e, segundo decidiu o tribunal, “sofreu um distúrbio de perturbação anormal no bairro durante muitos anos”. Depois de muitos recursos, o tribunal decidiu mesmo condenar o agricultor ao pagamento de 6 mil euros de danos mais 2 mil euros de custas judiciais ao casal afetado.

O agricultor não ficou satisfeito com a pena, afirmando que se trata “da estupidez levada ao extremo”, mas acabaria por aceitar o pagamento da indemnização.

Apesar de não ser estranho ser confrontado com odores gerados pela atividade agrícola nas áreas rurais, os juízes consideraram que “a concentração de fragrâncias geradas pelo amadurecimento do feno” a uma curta distância da casa dos vizinhos era considerado perturbação. Consideraram também que a atividade de criação “não autorizada” num edifício que funcionava como armazém gerava estrume “praticamente debaixo da janela dos vizinhos”, mantendo neste caso o “incómodo visual”, para além do cheiro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR