Um sismo com magnitude 3,8 na escala de Richter foi esta quarta-feira sentido na ilha do Faial, adiantou o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).

De acordo com a entidade, o sismo foi registado às 2h53 locais (mais uma hora em Lisboa), com epicentro a cerca de 31 quilómetros a oeste do Capelo, na ilha do Faial.

“De acordo com a informação disponível até ao momento, o sismo foi sentido com intensidade máxima IV (Escala de Mercalli Modificada) em Capelo e Castelo Branco (concelho da Horta, ilha do Faial)”, prossegue o CIVISA.

O sismo foi ainda sentido com intensidade III/IV em Cedros e Salão e intensidade III em Pedro Miguel e Angústias, freguesias da Horta.

A zona oeste do Faial está a registar desde o começo de novembro “um ligeiro incremento” da atividade sísmica, com todos os eventos “com epicentro no mar”, explicou à agência Lusa o presidente do CIVISA.

“É uma das muitas zonas sismogénicas do arquipélago e desde o dia 3 de novembro, sensivelmente desde as 16h00, que se registou um ligeiro incremento da atividade sísmica nesta zona sismogénica, localizada a oeste do Faial, com uma distância entre os 25 e os 35 quilómetros da ilha”, adiantou no início do mês Rui Marques, acrescentando que “este é o terceiro incremento da atividade sísmica neste setor este ano”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR