Depois de demonstrar que a chapa da sua pick-up eléctrica resistia a marteladas sem aparentar mossas ou vincos, Elon Musk quis mostrar que também os vidros suportavam o embate de esferas metálicas sem queixumes. Mas a coisa não correu bem, provocando a risota geral. Daí que a BMW tenha aproveitado para surfar a onda e gozar com o construtor norte-americano, que tem utilizado várias vezes a imagem dos seus modelos, como o M3, para provar a eficiência e a rapidez do Model 3.

Há inúmeras classes de automóveis blindados, diferenciáveis pela tecnologia a que recorrem, bem como pela espessura da chapa e dos vidros com que protegem os ocupantes. Uns, os mais simples, conseguem impedir a penetração de projécteis disparados por pistolas, enquanto os melhores e mais sofisticados impedem até ataques à bomba e morteiros.

9 fotos

A Cybertruck, com a sua carroçaria na mesma liga de aço inoxidável utilizada nos foguetões, resiste a uma arma de fogo de mão, sinónimo de pistola, isto porque Musk mostrou imagens da chapa a não ser perfurada por uma bala desse tipo. Mas o vidro, cujas especificações não foram reveladas, não deverá proporcionar o mesmo tipo de protecção. Depois de ter resistido à queda de esferas metálicas do triplo da altura em que quebrariam um vidro convencional de um automóvel, o vidro não resistiu a uma esfera similar atirada pelo director de design da Tesla. Musk alegou que os vidros suportaram demasiados testes antes da cerimónia, mas nada apagará – a menos que se trate de outra demonstração de alguma forma certificada – a má imagem deixada pela primeira exibição menos conseguida.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Aproveitando para demonstrar como um dos seus X5 blindado resiste a ataques de espingarda, a BMW publicou uma imagem no Twitter do seu SUV crivado de balas, mais parecendo um passador, mas aparentemente sem que nenhuma delas tenha penetrado na célula de sobrevivência. Se até aqui está tudo bem, o pormenor que conta tem a ver com a mensagem associada à foto, onde a BMW recorda que o seu “X5 Protection VR6 traz de série vidros blindados e oferece protecção contra farpas, não vá ser atingido por alguma bola metálica”, numa clara alusão à Cybertruck.