O Bloco de Esquerda (BE) anunciou este domingo que vai propor que a idade legal da reforma seja aos 65 anos e que quem tiver mais de 40 anos de carreira contributiva tenha uma bonificação e o possa fazer antes. “Nós propomos que a idade legal da reforma seja para toda a gente aos 65 anos e que quem tem mais de 40 anos de carreira contributiva até se possa reformar antes dos 65 anos, tenha uma bonificação”, explicou a coordenadora do BE, Catarina Martins.

Esta responsável falava aos jornalistas em Lentiscais, em Castelo Branco, onde se deslocou para ouvir as preocupações da população local, depois da seca que afetou o rio Pônsul, um afluente do Tejo. Catarina Martins defendeu ainda seja aplicado um tratamento mais favorável para todos aqueles que já se reformaram. “Quem teve cortes do fator de sustentabilidade e hoje não teria porque a lei é melhor, que esse corte acabe para todos, porque há muita gente reformada, com grandes cortes, que são uma injustiça e hoje que a lei foi mudada já não teriam”, afirmou.

Adiantou ainda que isto irá permitir ao país tratar com dignidade quem trabalhou toda uma vida, e permite à geração mais jovem ter acesso ao trabalho e ao emprego: “Isso é muito importante”. A coordenadora do BE reagiu assim ao recente anúncio de mais um aumento da idade legal da reforma e do aumento do corte do fator de sustentabilidade para aqueles que se reformem antes da idade legal.

Catarina Martins sublinhou que esta situação “é insustentável” e explica que, na anterior legislatura, ficou provado que a sustentabilidade da Segurança Social não se faz, não deixando as pessoas reformar-se ou fazendo cortes nas pensões, “pelo contrário”. “As contas da Segurança Social ficaram melhor quando nós aumentamos as pensões e até permitimos alguns regimes mais favoráveis de acesso à reforma, pela criação de emprego e pela diversificação das fontes de financiamento”, concluiu.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR