A Plataforma Cívica Aeroporto BA6 — Montijo Não! vai entregar uma carta a pedir o apoio da ativista ambiental sueca Greta Thunberg contra a construção do aeroporto no Montijo, considerando que é um “crime ambiental”.

“A multinacional VINCI (dona da ANA Aeroportos, que é a empresa portuguesa que gere todos os aeroportos em Portugal) e o Governo português escolheram construir um aeroporto no meio de uma das mais importantes Reservas Biogenéticas de Portugal, a Reserva Natural Internacional do Estuário do Tejo, o que vai causar a destruição deste ecossistema pleno de biodiversidade”, refere uma carta que o movimento pretende entregar à ativista sueca. O documento acrescenta que pretendem “cometer um crime ambiental” num contexto de “emergência climática”.

A plataforma cívica acrescenta que, segundo alguns cientistas, o local pode “ficar inundado a partir de 2050, devido ao aumento do nível do mar decorrente das alterações climáticas, uma vez que a estrutura do aeroporto se situará na margem do rio e parte da pista será construída diretamente em cima do rio na Reserva Natural do Estuário do Tejo”.

“É nosso desejo que alertes os nossos governantes que a emergência climática é real e que não podemos destruir o nosso ambiente. O nosso singelo pedido é de que te juntes a nós nesta nossa luta de emergência climática que temos travado em Portugal e que chames a atenção dos nossos companheiros mundiais para juntos defendermos esta importante Reserva Natural, que é de todos nós”, acrescenta o documento.

A ANA — Aeroportos de Portugal e o Estado assinaram em 8 de janeiro o acordo para a expansão da capacidade aeroportuária de Lisboa, que prevê um investimento de 1,15 mil milhões de euros até 2028 e inclui a extensão da atual estrutura, Aeroporto Humberto Delgado (em Lisboa), e a transformação da base aérea do Montijo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Neste momento está a decorrer até 20 de dezembro o prazo para a ANA – Aeroportos de Portugal analisar as medidas de mitigação propostas na Declaração de Impacte Ambiental (DIA) do futuro aeroporto do Montijo.

No dia 30 de outubro, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) emitiu a proposta de DIA relativa ao aeroporto do Montijo e respetivas acessibilidades, tendo a decisão sido “favorável condicionada”, que prevê um pacote de medidas de minimização e compensação ambiental que ascende a cerca de 48 milhões de euros”.

A ativista ambiental Greta Thunberg chega a Lisboa a bordo do veleiro La Vagabonde, sendo recebida pelo presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, estando ainda prevista uma conferência de imprensa no local. A jovem vai viajar depois para Madrid para participar na cimeira sobre as Alterações Climáticas (COP25).

Agência do Ambiente dá luz verde ao aeroporto do Montijo com condições que custam 48 milhões