O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou no domingo a seleção portuguesa de futebol de praia, que se sagrou, em Assunção, campeã do mundo da modalidade, ao derrotar na final a Itália (6-4).

“Campeões do mundo pela terceira vez, depois das conquistas de 2001 e 2015, Portugal afirma-se cada vez mais nesta modalidade, para grande alegria e orgulho de todos os portugueses”, pode ler-se na nota enviada pelo chefe de Estado à Agência Lusa.

Portugal sagrou-se no domingo, pela terceira vez, campeão do mundo de futebol de praia, depois das edições de 2001 e 2015, batendo na final a Itália por 6-4.

Emmanuele Zurlo colocou os transalpinos na frente, aos seis minutos, contudo Léo Martins (08 e 28), Jordan Santos (18, 26 e 35) e André Lourenço (18) anotaram os golos de Portugal, que esteve a vencer por 5-1, ainda permitiu os 5-3, mas já não deu hipóteses à equipa transalpina de reentrar na discussão da partida. Marcaram ainda para a Itália, Dario Ramacciotti (31 e 36) e Josep Jr Gentilin (31).

A Itália nunca foi campeã, perdendo a sua segunda final, depois de em 2008 ter baqueado frente ao Brasil, por 5-3. Este ano, Portugal foi campeão da Europa e conquistou a medalha de Ouro nos II Jogos Europeus.