É conhecida como a “czarina da moda” e seguida por 1.6 milhões no seu Instagram, a ferramenta que usou para partilhar a luta que tem marcado o seu ano: desde o começo de 2019 que a influenciadora de origem russa sofre de uma doença rara nos pulmões. Miroslava Duma, de 34 anos, admite mesmo que os médicos lhe deram então “sete meses de vida”.

O nome de Duma, em tempos retratada pelo Bussiness Insider como uma “embaixadora de veludo” do seu país, veio à baila durante os meses mais recentes por figurar no famoso relatório Mueller, sendo então descrita como “o contacto de Ivanka Trump na indústria da moda”. Habituada a um estilo de vida glamoroso e ao imediatismo das redes sociais, a influenciadora descreve ainda no post partilhado este domingo na sua conta oficial como o negro diagnóstico ditou uma mudança radical na sua visão e fruição do mundo. “Foi de loucos na altura, mas olhando agora para trás, percebo que os últimos meses de recuperação foram possivelmente os mais felizes de toda a minha vida”. Não são claros os contornos da doença revelada por Duma, nem qual a sua condição atual de saúde.

Natural de Surgut, cidade na zona ocidental da Sibéria, Miroslava cimentou o seu caminho como it girl e ícone de estilo na última década e atualmente é seguida no Instagram por uma legião de fãs, que acompanham os momentos descontraídos com os filhos, as preocupações com o clima a partir de Davos, ou a presença em eventos ao lado de grandes nomes da moda como a amiga Natalia Vodianova.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Referência no street style, aproveitou também a partilha para reposicionar as suas prioridades. “Passei a vida inteira em busca de aprovação e obcecada com os “gostos”, tanto no plano físico como virtual, sem perceber que tinha que aprender a gostar de mim primeiro”.

De resto, e neste passado recente, Duma nunca deixou de utilizar o Instagram mas redefiniu boa parte dos conteúdos. Afastou-se das primeiras filas das semanas da moda (passou antes por Londres para se juntar ao protesto dos Extinction Rebellion) e mais facilmente a verão partilhar uma imagem de Greta Thunberg que a falar de novas tendências.