A marca bávara não quis deixar que a Alfa Romeo fosse a única a divertir-se – e aos seus clientes – propondo uma versão desportiva do Stelvio como o QV, com motor 2.9 V6 com 510 cv e um chassi afinado para quem gosta de conduzir depressa. Por isso, pegou no seu X4 M e criou uma versão ainda mais assanhada, que denominou Competition, com potência e atitude similar.

O X4 M já é um SUV de respeito, no que se refere a veículos com raça. O seu motor 3.0 V6 biturbo debita 480 cv e o seu chassi monta um sistema 4WD que permite ir a todo o lado, mesmo com pouca aderência, para depois revelar uma atitude mais divertida quando quem vai ao volante quer conduzir um pouco mais depressa, idealmente em pista. Mas não contente com o seu desempenho, a BMW elevou um pouco mais a fasquia e criou o X4 M Competition, este sim a reunir o melhor que os seus técnicos são capazes de combinar num modelo desta bitola. Partindo como base do mesmo motor, a potência sobe 30 cv, atingindo agora 510 cv, para o sistema 4WD Sport colocar tanta força atrás que faz o SUV alemão comportar-se como se tratasse (quase) de um tracção atrás.

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O X4 Competition consegue chegar aos 100 km/h em somente 4,1 segundos, para depois estar limitado a 250 km/h, isto caso o condutor não tenha optado pelo M Driver, que lhe abre caminho até aos 285 km/h. Como tudo o que anda tem igualmente de parar, a BMW equipa este SUV com travões de disco generosos, com um diâmetro de 395 mm à frente, utilizando a tecnologia bi-metal, com o cubo em alumínio e a zona de fricção em aço, para reduzir o peso.

Curiosamente, apesar do SUV desportivo ser alemão, foram os russos os primeiros a mostrar aquilo de o Sport Utility Vehicle é capaz de fazer. O que se resume numa só palavra: piões. Com a capacidade de colocar atrás mais potência do que seria normal, o X4 M Competition é capaz de fazer donuts qual tracção atrás, como se estivesse equipado com um modo de condução Drift. Veja aqui como funciona:

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