785kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Há dias em que se caça com cão e gato mas a fome não passa (a crónica do Sp. Covilhã-Benfica)

Este artigo tem mais de 4 anos

Bruno Lage fez poupanças e só Rúben Dias resistiu mas acabou por lançar Vinícius, Pizzi e Taarabt ainda antes da hora de jogo. No final, empatou com o Sp. Covilhã e não se destacou na Taça da Liga.

Zivkovic jogou pela primeira vez esta temporada
i

Zivkovic jogou pela primeira vez esta temporada

LUSA

Zivkovic jogou pela primeira vez esta temporada

LUSA

Existem três palavras que esta temporada, para o Benfica, têm estado intrinsecamente ligadas a outras três. Têm pouco a ver umas com as outras, não nos lembramos automaticamente de umas quando pensamos nas outras e a explicação tem de ser feita com recurso ao óbvio e sem grandes curvas no significado mais direto. Falamos de fase de grupos e obrigado a ganhar.

De forma mais evidente e imediata, a ligação entre os dois conjuntos de três palavras tem sido urgente para o Benfica no que toca à Liga dos Campeões. Com exceção para as primeiras duas jornadas da competição europeia, a verdade é que o segundo conjunto começou a aparecer logo depois do primeiro quando as contas se complicaram para os encarnados. Na passada quarta-feira, depois do empate na Alemanha e a ausência da realização do segundo grupo de palavras, a emergência da conexão esvaiu-se. Quem é como quem diz, por palavras mais simples, que o Benfica já não tem hipótese de chegar aos oitavos de final da Liga dos Campeões.

Ficha de jogo

Mostrar Esconder

Sp. Covilhã-Benfica, 1-1

Fase de grupos da Taça da Liga

Complexo Desportivo da Covilhã, na Covilhã

Árbitro: Rui Oliveira (AF Porto)

Sp. Covilhã: Bruno, Gilberto, Zarabi, Brendon, Jaime Simões, Brendon, Jean (Rodrigues, 81′), Adriano, Mica, Bonani (Daniel Martins, 73′), Daffé (Kukula, 86′)

Suplentes não utilizados: Carlos Henriques, Deivison, Ludgério Silva, Rodrigo

Treinador: Ricardo Soares

Benfica: Zlobin, Tomás Tavares. Rúben Dias, Jardel, Nuno Tavares, Gedson, Florentino (Carlos Vinícius, 45′), Samaris (Pizzi, 61′), Zivkovic (Taarabt, 61′), Raúl de Tomás, Jota

Suplentes não utilizados: Svilar, Conti, Grimaldo, Caio

Treinador: Bruno Lage

Golos: Bonani (46′), Jota (82′)

Ação disciplinar: cartão amarelo a Gilberto (11′), Jean (24′), Samaris (45′), Carlos Vinícius (63′), Bruno (74′)

Ora, menos de uma semana depois e já após uma jornada da Primeira Liga ultrapassada com sucesso perante um inofensivo Marítimo, os dois conjuntos de palavras voltavam a surgir no horizonte encarnado. Depois do empate na Luz com o V. Guimarães na primeira jornada, o Benfica visitava o Sp. Covilhã no segundo jogo da fase de grupos da Taça da Liga e estava praticamente obrigado a ganhar. Isto porque, à entrada para o encontro, as quatro equipas do Grupo B estavam empatadas com um ponto cada uma e era necessário não complicar ainda mais a matemática da passagem à fase seguinte. E para que o desempate, caso este se coloque no final das três jornadas, seja ainda mais simples, juntava-se aos dois grupos de três palavras que já conhecemos um terceiro: é aconselhável golear.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Depois de convocar todo o plantel disponível — mas já a saber que não ia poder contar com André Almeida, que saiu tocado do jogo com o Marítimo e está em dúvida para a visita de sexta-feira ao Bessa –, Bruno Lage só resgatou Rúben Dias do onze inicial que goleou os madeirenses na Luz. Zlobin era o eleito para a baliza, Tomás Tavares e Nuno Tavares tomavam conta das laterais da defesa, Jardel fazia companhia a Rúben Dias no eixo, Gedson, Florentino, Samaris estavam no meio-campo e Zivkovic (que ainda nem tinha sido convocado esta temporada) juntava-se a Raúl de Tomás e Jota no ataque. Pela frente estava um Sp. Covilhã que empatou com o V. Setúbal no arranque da Taça da Liga e está em quinto na Segunda Liga.

Com um onze inicial muito jovem — a média de idades ficava pelos 23 anos — e com a maioria dos elementos a pertencerem à formação encarnada, o Benfica precisou de se adaptar à forma como o Sp. Covilhã queria estar no jogo nos minutos iniciais. A equipa de Ricardo Soares não se escondeu no próprio meio-campo e foi à procura de uma surpresa que pudesse desequilibrar as contas da partida, com Adriano a aproveitar um desentendimento entre Zlobin e Rúben Dias para obrigar o guarda-redes russo a uma grande defesa (5′). O conjunto da Segunda Liga foi recuando com o avançar da primeira parte, fruto também do crescimento do Benfica na partida, mas nunca se remeteu totalmente à defesa e manteve sempre Daffé e Adriano, os dois elementos mais adiantados, numa zona de fácil transição ofensiva.

A equipa de Bruno Lage, que tinha em Florentino o médio mais recuado e mais próximo dos centrais, foi subindo no terreno com o passar do tempo mas tinha dificuldades em entrar no último terço adversário, acabando por rendilhar o jogo de forma algo infrutífera. Com Zivkovic na direita e Jota caído no corredor contrário, Raúl de Tomás andava muito isolado na frente de ataque e tinha de baixar vários metros para tentar intrometer-se em zonas mais interiores. Gedson, o elemento mais móvel do meio-campo, era a ligação entre o setor intermédio e o mais adiantado e foi mesmo o melhor do Benfica na primeira parte — beneficiando até da melhor oportunidade dos encarnados, com um cabeceamento à trave depois de um desvio de Rúben Dias na sequência de um livre (12′). Raúl de Tomás também ficou perto de abrir o marcador, com um remate à meia-volta depois de um grande passe de Tomás Tavares (31′), mas o Sp. Covilhã continuava a causar perigo no contra-ataque e a deixar Zlobin em sobressalto, principalmente porque a transição defensiva encarnada estava a ser demasiado macia.

[Carregue nas imagens para ver alguns dos melhores momentos do Sp. Covilhã-Benfica:]

Na ida para o intervalo, Bruno Lage já tinha colocado Carlos Vinícius a realizar exercícios de aquecimento e ia pedindo mais velocidade e ritmo à equipa, que parecia estar demasiado em modo Taça da Liga. E bastava uma desatenção para que o Sp. Covilhã se colocasse em vantagem e dificultasse a ligação entre fase de grupos, obrigado a ganhar e é aconselhável golear. O avançado entrou mesmo no arranque da segunda parte, para o lugar de Florentino, mas a desatenção que abriu caminho à vantagem do Sp. Covilhã apareceu ainda antes de Vinícius chegar sequer perto da bola.

No primeiro lance do segundo tempo, enquanto Bruno Lage ainda realizava o percurso por detrás da baliza entre o balneário e o banco de suplentes, Rúben Dias, Jardel e Samaris desentenderam-se entre si e abriram espaço a uma série de ressaltos. Bonani, o elemento que estava a incomodar os jogadores encarnados, aproveitou a auto-estrada nas costas dos três para se isolar na cara de Zlobin e abrir o marcador (46′). O Benfica estava a perder na Covilhã, sem ainda ter usufruído do poder de fogo de Vinícius ao lado de Raúl de Tomás, e tinha agora Samaris mais recuado no meio-campo para compensar a ausência de Florentino.

A estratégia do Sp. Covilhã, a partir do golo, foi um simples agudizar daquilo que era o plano desde o apito inicial: colocar todos os jogadores atrás da linha da bola, os setores compactos e próximos mas com dois elementos, lado a lado, perto do meio-campo para aproveitar um qualquer erro que pudesse abrir espaço a uma transição (acabando por beneficiar de ocasiões para fazer o segundo golo, sempre por intermédio de Adriano). Do outro lado, o objetivo do Benfica era só um — ir asfixiando o Sp. Covilhã, com ataques e investidas constantes e consecutivas, até um remate acabar por entrar. Ainda assim, e com a posse de bola a não ser transformada em reais oportunidades por volta da hora de jogo, Bruno Lage optou por recorrer à cavalaria a esgotar desde logo as alterações, lançando Pizzi e Taarabt para os lugares de Zivkovic (que pouco ou nada fez) e Samaris.

Ricardo Soares fechou os caminhos com a entrada de um quinto defesa, para limitar na largura as subidas de Tomás Tavares e Nuno Tavares, e Taarabt ia sendo o jogador que mais mexia no Benfica, sempre muito móvel nas costas dos dois elementos mais adiantados. O empate acabou por aparecer por intermédio de Jota, já dentro dos últimos dez minutos: o jovem avançado estreou-se a marcar pela equipa principal dos encarnados com um remate de fora de área na sequência de um livre (82′) e ainda ficou perto de bisar e resolver a partida mas acabou por atirar ao lado.

O Benfica empatou na Covilhã e complicou as contas na fase de grupos da Taça da Liga — fica à espera de saber o resultado entre V. Setúbal e V. Guimarães, esta quarta-feira, para perceber a conjugação necessária na última jornada. Certo está um facto: contra os sadinos, no último compromisso desta fase de grupos, será obrigatório ganhar e é aconselhável golear. Algo que falhou com o Sp. Covilhã, mesmo com Bruno Lage a juntar titulares à gestão da equipa logo no início da segunda parte.

Assine o Observador a partir de 0,18€/ dia

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos