O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, considerou “desagradável” e “uma falta de respeito” a posição do presidente francês que afirmou recentemente que a NATO está em estado de “morte cerebral”.

Presidente francês diz que NATO está em “morte cerebral” e Europa está em risco

Trump iniciou com esta resposta uma conferência de imprensa conjunta com o secretário geral da Aliança Atlântica, Jens Stoltenberg, antes do início dos trabalhos da cimeira da organização, em Londres. A cimeira assinala os 70 anos da Aliança Atlântica e decorre até quarta-feira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Creio que é um insulto e fiquei surpreendido” pela frase de Emmanuel Macron, sublinhou o presidente dos Estados Unidos acrescentando também que se trata de uma afirmação “perigosa” porque, disse, “ninguém precisa mais da NATO do que a França”.

Trump deve reunir-se ainda esta terça-feira com Emmanuel Macron, que também se encontra em Londres, onde líderes de 30 países, incluindo o primeiro-ministro, António Costa, participam a partir desta terça-feira numa cimeira da NATO, coincidindo com o 70.º aniversário da aliança militar que protege cerca de mil milhões de pessoas.

António Costa entre os líderes de 30 países para cimeira da NATO em Londres