A Proteção Civil alertou esta sexta-feira para um agravamento do estado do tempo nas ilhas dos grupos ocidental e central dos Açores, devido à aproximação de uma superfície frontal fria.

Numa nota enviada às redações, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) informa que, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), foi emitido aviso amarelo para as ilhas do grupo ocidental (Flores e Corvo) devido às previsões de agitação marítima, com ondas de noroeste de seis a sete metros, no período entre as 14h locais (mais uma hora em Lisboa) de sábado e as 0h de domingo.

Para o grupo central (Terceira, São Jorge, Pico, Graciosa e Faial) o aviso amarelo é referente a precipitação, que poderá ser por vezes forte, no período entre as 0h e as 9h de sábado. O IPMA emitiu ainda aviso amarelo para aquelas cinco ilhas devido às previsões de agitação marítima entre as 18h de sábado e as 12h de domingo, devido à previsão de ondas noroeste de seis a sete metros. A Proteção Civil dos Açores recomenda que sejam tomadas medidas de autoproteção.

O aviso amarelo, o terceiro de uma escala de quatro, revela situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR