O Metropolitano de Lisboa vai encerrar três horas mais cedo na véspera de Natal, às 22h, reabrindo dia 25 de dezembro pelas 8h, e o Metro do Porto vai circular apenas até às 20h no dia 24 de dezembro enquanto no dia de Natal a circulação acontecerá a partir das 8h30.

À semelhança de anos anteriores, o metro de Lisboa volta a encerrar mais cedo no dia 24, devido “à acentuada redução da procura habitualmente verificada na noite de Natal”, refere a nota. Habitualmente, o metro de Lisboa funciona todos os dias das 6h30 à 1h.

Quanto ao Metro do Porto, em comunicado, a empresa que gere o transporte acrescenta que os horários normais serão retomados no dia 26 e que reforça as composições a 29 de dezembro, data da realização da Corrida de São Silvestre, com partida às 18h e chegada à Avenida dos Aliados.

Nesta data, acrescenta a Metro do Porto, a Linha Vermelha (B) terá em operação veículos duplos entre as 16h e as 21h, e entre as 16h e as 22h na Linha Laranja (F). A Linha Amarela (D) terá sempre unidades duplas em circulação, também entre as 16h e as 21h, oferecendo uma frequência aproximada de oito minutos.

No último dia do ano, o Metro da “Invicta” volta a reforçar-se, sendo que “a partir das 22h de 31 de dezembro, as linhas Azul (A), Vermelha (B), Verde (C), Amarela (D) e Laranja (F) operam com duas unidades, duplicando a capacidade, e incrementam as respetivas frequências”, acrescenta a nota de imprensa.

“Os reforços prolongam-se madrugada dentro, uma vez que o Metro funcionará sem interrupções, exceto na Linha Violeta (E), que encerra à 1:00 de 01 de janeiro” e as “composições duplas mantém-se na esmagadora maioria das linhas até às 6:00, altura em que o Metro retoma horários e frequências normais de um dia feriado”, especifica a empresa.