O Governo norte-americano vai disponibilizar 24 milhões de dólares (21 milhões de euros) para apoiar projetos de nutrição para mulheres grávidas e crianças na província de Nampula, norte de Moçambique, anunciou esta quarta-feira a Embaixada dos Estados Unidos em Maputo.

“Estes dois projetos vão reduzir as taxas de nanismo na infância e melhorar o estado nutricional de mulheres grávidas, meninas adolescentes e crianças menores de dois anos”, refere-se no comunicado distribuído esta quarta-feira à imprensa. Os projetos, lançados na terça-feira, vão ser implementados em 12 distritos da província de Nampula nos próximos cinco anos, beneficiando um total de 550 mil moçambicanos naquela região.

A má nutrição no início da vida pode ter efeitos negativos duradouros na saúde, educação e contribuição económica de uma pessoa para a sua comunidade”, refere-se no documento.

A província de Nampula tem uma taxa de nanismo de 55% em crianças menores de 5 anos, 12% superior à média nacional, e 51% das meninas adolescentes da província são anémicas, segundo dados oficiais, avançados pela embaixada norte-americana. Dados do Secretariado Técnico de Segurança Alimentar e Nutricional de Moçambique indicam que 43% das crianças até aos cinco anos no país enfrentam desnutrição crónica.

Os Estados Unidos disponibilizam anualmente mais de 500 milhões de dólares (449 milhões de euros) para melhorar a qualidade da educação, saúde, crescimento económico e o desenvolvimento geral de Moçambique, segundo a embaixada norte-americana em Maputo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR