É um exemplo de honestidade que vai ficar na memória de Delfina Cunha, 61 anos: o dia em que perdeu mil euros e estes lhe foram devolvidos. A história aconteceu em Aveiro e é relatada pelo Jornal de Notícias, na sua edição impressa.

“Costumo ser uma pessoa consciente, mas naquele dia estava destabilizada devido a problemas”, conta Delfina Cunha ao JN. Fez uma paragem na loja de fotocópias antes de ir ao banco depositar dinheiro, numa conta que tinha a descoberto, para pagar uma dívida. E foi aí que tudo aconteceu. No mesmo envelope onde guardava mil euros tinha também a pen que entregou na loja para fazer impressões. No final, guardou a pen, mas esqueceu-se do envelope. Só quando chegou à instituição bancária deu pela falta do dinheiro.

Imediatamente ligou para a Vídeo Norte e respirou de alívio. Joana Batista, 32 anos, tinha encontrado e guardado os mil euros. “Não era capaz de ficar com algo que não era meu”, disse àquele jornal.

Agradecida, Delfina Cunha quis recompensar a jovem, que recusou qualquer recompensa. “Fiz o que devia, não é preciso recompensa”, acrescentou Joana Batista, dizendo que foi assim que os seus pais a educaram.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR