O Conselho de Segurança da ONU vai aprovar esta sexta-feira uma extensão do programa de ajuda humanitária à Síria, depois de ter conseguido um acordo com a Rússia para evitar o seu veto, anunciaram fontes diplomáticas à AFP.

Segundo as mesmas fontes, os membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas aceitaram a proposta russa que prevê uma renovação da resolução que autoriza a ajuda transfronteiriça por “seis meses + seis meses”, com uma cláusula de revisão no verão.

A votação estava originalmente marcada para quinta-feira, mas “foi adiada”, referiram os diplomatas à agência francesa de notícias AFP. A autorização da ONU para ajuda transfronteiriça na Síria expira em 10 de janeiro.

O acordo conseguido mantém a ideia de ter três pontos de passagem para entregar ajuda à Síria, dois na fronteira com a Turquia e um na fronteira com o Iraque.

Nos últimos dias, a Rússia tinha ameaçado vetar o projeto elaborado pela Alemanha, Bélgica e Kuwait se o prazo de autorização não fosse apenas de seis meses (renovável), mas de um ano, como esses países queriam.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Moscovo também queria fechar dois dos atuais quatro pontos de passagem de ajuda (na fronteira com a Jordânia e na fronteira com o Iraque), deixando apenas os que existem na fronteira entre a Turquia e a Síria.

A aproximação entre as partes começou na quarta-feira, com a Alemanha, a Bélgica e o Kuwait a concordarem reduzir o número de pontos de passagem de ajuda de quatro para três.

O apelo feito pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, à diplomacia russa terá ajudado a Rússia a reconsiderar a posição, garantiu fonte diplomática.

Principal apoiante do regime sírio, a Rússia considera que o regime sírio recuperou, há um ano, controlo suficiente do país para que a intervenção da ONU seja drasticamente reduzida. A ajuda humanitária transfronteiriça (comida, assistência médica, entre outros apoios) beneficia cerca de quatro milhões de sírios.