A economia norte-americana cresceu 2,1% no terceiro trimestre, face ao mesmo período do ano passado, confirmou esta sexta-feira o Governo norte-americano. O relatório sobre a conjuntura destaca elementos positivos: o aumento das despesas de consumo foi revisto em alta (de 2,9% para 3,2%) e a descida do investimento das empresas foi menos acentuada do que indicavam as anteriores previsões (não recuou 2,7%, mas 2,3%).

O crescimento registado entre julho e setembro permaneceu em linha com as previsões dos analistas. Segundo os dados do Departamento do Comércio, a atividade económica dos Estados Unidos cresceu a um ritmo de 3,1% entre janeiro e março e de 2% no segundo trimestre, estando no 11.º ano de crescimento.

Esta solidez reflete-se no mercado laboral, que continuou a mostrar a sua vitalidade em novembro, com a criação de 266 mil postos de trabalho e uma taxa de desemprego que ficou em mínimos de 50 anos, nos 3,5%. Na semana passada, o banco central norte-americano indicou que manteve as suas previsões de crescimento de 2,2% para este ano, de 2% para 2020 e de 1,9% para 2021.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR