O Presidente do Brasil deu entrada no Hospital das Forças Armadas (HFA) em Brasília na segunda-feira à noite (hoje em Lisboa), após sofrer uma queda no Palácio da Alvorada, residência oficial do chefe de Estado. Entretanto Jair Bolsonaro já teve alta.

A notícia, avançada pelos jornais brasileiros, foi confirmada por uma nota presidencial na qual se informa que “o Presidente, Jair Bolsonaro, teve uma queda no Palácio da Alvorada”.

No mesmo comunicado indica-se que o chefe de Estado “foi atendido pela equipa médica da Presidência da República e levado ao Hospital das Forças Armadas” e que “foi submetido a um exame de tomografia computadorizada do crânio, que não detetou alterações”.

Bolsonaro vai ficar “em observação no hospital por seis a 12 horas”, acrescenta-se. O Presidente foi transportado para o hospital cerca das 21h15 de segunda-feira (00h15 de hoje em Lisboa).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O ministro da Segurança Institucional, Augusto Heleno, deslocou-se até ao HFA acompanhar a situação. Citado pelos ‘media’ brasileiros, o ministro adiantou que Bolsonaro “está bem”, mas que vai ficar “em observação” no hospital.

Segundo os ‘media’, o chefe de Estado terá caído e batido com a cabeça numa das casas de banho.

Bolsonaro, como recorda a Folha de São Paulo, tem tido vários problemas de saúde e em janeiro o presidente brasileiro cancelou uma visita à Antártida por razões médicas. Foi também desincentivado a saltar de paraquedas em Goiás.

Desde que foi esfaqueado em setembro de 2018, Bolsonaro já fez quatro cirurgias.  No dia 11 de dezembro disse que poderia ter cancro na pele, mas quando a imprensa escreveu sobre o assunto, o presidente disse serem “fake news”. No dia 21, confessou que uma biópsia afastou a possibilidade de estar doente.