Se alinha pela maioria, ao pensar que as bicicletas são veículos de duas rodas, saiba que há pelo menos uma pessoa que não está conformado com a ideia. O vlogger Q – e não nos estamos a referir ao cientista que desenvolve as engenhocas para James Bond se livrar dos maus da fita – é conhecido pelas suas criações out of the box. E, desta vez, excedeu-se: concebeu aquilo a que chama “Bicicleta que Anda”, o que corresponde à verdade. Pelo menos no que respeita à roda traseira, a qual foi substituída por uma geringonça com pernas mecânicas.

A criação é de Q, mas o conceito tem origem no artista holandês Theo Jensen, que gosta de misturar engenharia e arte. Foi Jensen quem construiu a Strandbeest, literalmente a “besta da praia”, cujas dezenas de pernas mecânicas lhe permitem deslocar-se através da areia empurrada pelo vento, enquanto reproduz uma espécie de dança de extrema elegância.

Q pegou no conceito e desenhou dois pares de pernas, que aplicou onde habitualmente está o eixo da roda posterior. O resultado é curioso, mas efectivamente permite que a Bicicleta que Anda faça isso mesmo: ande.

O vídeo de demonstração mostra a geringonça a mover-se relativamente devagar e com algumas vibrações acima do que seria desejável, ao contrário do que acontece com as enormes criações de Theo Jensen.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR