789kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Lobo d'Ávila defende regresso do CDS à matriz e quer evitar a "tentação de fazer cópias"

Este artigo tem mais de 4 anos

O candidato à liderança do CDS-PP Filipe Lobo d'Ávila defendeu que "o CDS que vale a pena é um CDS partido plural, sem segregações, sem disputas doutrinárias inúteis".

"Acho que o CDS deve voltar à sua identidade, deve conseguir ser uma casa onde não há tensões ideológicas entre as grandes famílias que sempre estiveram presentes no CDS", disse Lobo d'Ávila
i

"Acho que o CDS deve voltar à sua identidade, deve conseguir ser uma casa onde não há tensões ideológicas entre as grandes famílias que sempre estiveram presentes no CDS", disse Lobo d'Ávila

ANTÓNIO COTRIM/LUSA

"Acho que o CDS deve voltar à sua identidade, deve conseguir ser uma casa onde não há tensões ideológicas entre as grandes famílias que sempre estiveram presentes no CDS", disse Lobo d'Ávila

ANTÓNIO COTRIM/LUSA

O candidato à liderança do CDS-PP Filipe Lobo d’Ávila defendeu esta quinta-feira um “regresso à matriz” democrata cristã do partido, “deixando cair” da sigla o PP sem “negar qualquer parte da história”, mas evitando a “tentação de fazer cópias”.

“Acho que o CDS deve voltar à sua identidade, deve conseguir ser uma casa onde não há tensões ideológicas entre as grandes famílias que sempre estiveram presentes no CDS. O CDS só tem a ganhar se conseguir manter essa diversidade e essa pluralidade interna que é o que hoje faz sentido em termos de diferenciação do próprio CDS em relação a outras forças políticas”, disse Filipe Lobo D’Ávila.

Em declarações à agência Lusa, o candidato à liderança no congresso de 25 e 26 de janeiro de 2020 considerou que “o CDS que vale a pena é um CDS partido plural, sem segregações, sem disputas doutrinárias inúteis”.

Já numa publicação feita esta tarde pelo antigo deputado na rede social Facebook, lê-se que o candidato defende que o CDS “não deve pretender ser uma cópia barata de partidos de protesto e de retórica fácil”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nessa publicação, Filipe Lobo D’Ávila, que quer suceder a Assunção Cristas, não refere, em nenhum dos mais de dez parágrafos do texto, a sigla “PP”, que corresponde a “Partido Popular”, e que integra a designação oficial do partido, adicionada à sigla “CDS” [Centro Democrático Social] quando Manuel Monteiro era líder.

Questionado sobre se defende a saída do PP da designação do partido, Filipe Lobo D’Ávila admitiu que sim, embora considere que o ato pode ser “meramente simbólico” e garanta que não quer “negar qualquer período da história do partido”.

Essa foi uma circunstância que surgiu por força da história do partido nos na os 1990 e aquilo que defendo é que o CDS possa regressar apenas e tão só à designação CDS, deixando cair o PP. É uma ideia simples, uma simplificação da nossa marca”, referiu o candidato que criou um grupo crítico da ainda liderança do CDS, o Juntos pelo Futuro.

No texto que publicou no Facebook, Lobo d`Ávila sustentou que o CDS “que vale a pena é o partido que retoma a marca CDS, com orgulho no passado e esperança no futuro. Não é o CDS-PP, o PP ou outra qualquer criatividade do momento”.

À Lusa, Filipe Lobo D’Ávila sublinhou que com esta medida pretende “recuperar e ajudar a reerguer” o CDS que “as pessoas facilmente conseguem identificar”, promovendo “um regresso à democracia cristã”.

O candidato recusou, porém, a ideia de que desta forma esteja a distanciar-se do CDS-PP de Paulo Portas, um dos líderes históricos do partido. “Não renego o portismo, faço parte dessa história. Não há aqui nenhuma ideia de querer privilegiar uma determinada história em função da outra. O CDS é a soma dessas histórias e de todas as lideranças que teve. Com Paulo Portas o CDS foi Governo por duas vezes nos últimos 20 anos. Com Paulo Portas o CDS voltou a ter resultados eleitorais significativos que honram o partido e toda uma geração”, acrescentou.

O candidato explicou que quer evitar “a tentação de fazer cópias”, afirmando que “uma cópia é sempre pior que o original” e que o CDS “não pode querer ser um Chega dois ou um Iniciativa Liberal dois”.

“O CDS é completamente diferente dos partidos que existem novos e é completamente diferente dos partidos que já existiam e fizeram parte da democracia portuguesa ao longo dos anos. O CDS tem de se conseguir afirmar pela sua diferença, não querendo ser um partido de protesto ou um partido de franjas“, concluiu.

Há, até ao momento cinco candidatos à sucessão de Cristas — João Almeida, deputado e porta-voz do partido, Filipe Lobo d’Ávila, Matos Santos, da Tendência Esperança em Movimento (TEM), Carlos Meira, ex-líder da concelhia de Viana do Castelo e o líder da Juventude Popular (JP), Francisco Rodrigues dos Santos.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora