Um workshop para aprender a sambar e “arrasar” nos bailes de Carnaval é uma das propostas do “Carnaval da Fantasia” que começa a 18 de janeiro de 2020, em Estarreja, no distrito de Aveiro, informou esta segunda-feira o município.

“Com o Carnaval da Fantasia, a Câmara de Estarreja e a Associação do Carnaval pretendem chamar o público em geral a visitar e experimentar, ou seja, a divertir-se e a viver de perto este evento centenário”, refere uma nota camarária.

Antes dos grandes desfiles e espetáculos que fazem o programa nuclear (14 a 25 de fevereiro de 2020), há o “Carnaval da Fantasia”, que tem início a 18 de janeiro, com uma oficina de samba no pé, aberta a “quem queira aprender a sambar para arrasar nos bailes dos dias de Carnaval”. Nos dois sábados seguintes (25 de janeiro e 1 de fevereiro), volta o “Samba Fitness”, que alia exercício físico aos ritmos quentes do Brasil, com a participação das escolas de samba.

O programa inclui ainda uma oficina de construção de máscaras, a 8 e 15 de fevereiro, uma sugestão para as famílias que queiram passar uma tarde divertida e criar a sua máscara personalizada.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nos dias 7, 8 e 9 do mês da folia, a Fábrica da Fantasia abre as portas para que os mais curiosos possam perceber como é feito o Carnaval. “Figurinos, alegorias, músicas e coreografias são criados pelos elementos das cinco escolas de samba e sete grupos de folia, numa verdadeira máquina criativa que não para de trabalhar. Bastidores que pode ficar a conhecer nestes dias”, explica o município.

Em pleno mês de Carnaval, nos dias 16, 21, 23 e 25 de fevereiro, será possível visitar o Camarim da Fantasia, no Sítio do Carnaval. Este é um espaço de caracterização, onde os visitantes podem criar um adereço, fazer uma pintura ou inventar partidas.

O Carnaval de Estarreja é considerado um dos principais eventos do município, que mais participantes da comunidade envolve, e um dos principais carnavais portugueses. Atualmente, segundo a autarquia, o evento apresenta-se “mais estruturado, melhor organizado e com um espetáculo único, fruto da requalificação do evento iniciada em 2018 e que trouxe significativas mudanças ao nível das condições de acolhimento de públicos, de visualização do espetáculo e de experiência para visitantes”.