Milhares de pessoas vão assistir esta terça-feira no Funchal ao espetáculo de fogo de artifício da passagem do ano, o mais importante cartaz turístico da Madeira, no qual o Governo Regional investiu meio milhão de euros.

O espetáculo montado por uma empresa de pirotecnia tem o tema “Madeira em Festa” e é composto por 175 mil peças pirotécnicas e 24 toneladas de fogo, que vão encher o céu de cor, disparadas de 38 postos colocados em terra e no mar para dar as boas vindas a 2020.

Os postos de lançamento estão espalhados no anfiteatro que configura a cidade do Funchal (31), cinco em batelões ancorados na baía da cidade e dois na ilha do Porto Santo.

O responsável da empresa Macedo´s pirotécnica Carlos Macedo explicou à Lusa que o espetáculo deste ano tem o tema “Madeira em Festa” e “é inspirado nas tradições madeirenses do Natal e final de ano”, tendo sido “desenvolvido de raiz e em exclusivo” para a ocasião.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Adiantou que são “21 quadros pirotécnicos, com cores, tipologias e sons próprios” e que as cores escolhidas para o espetáculo deste ano passam “pelos laranjas, púrpuras, dourados, prateados, magenta e as cores básicas”.

O espetáculo termina com a ”apoteose de 25 segundos, como manda a tradição da Madeira”.

Esta noite, 13 navios, alguns fundeados na baía do Funchal, devido à falta de capacidade de atracagem para tantas embarcações, transportando cerca de 36 mil passageiros e tripulantes, vão também assistir a este cartaz.

E como é tradição, milhares de pessoas vão posicionar-se para terem a melhor vista possível para assistir ao espetáculo pirotécnico, nomeadamente nos miradouros e estradas com vista privilegiada para a baía do Funchal, hotéis e casas particulares.

Além da marginal da cidade, a Avenida do Mar e das Comunidades, onde muitos se concentram, a Câmara Municipal do Funchal já anunciou que também o Parque de Santa Catarina vai estar aberto até às 02:00 de quarta-feira, permitindo que aquele local seja mais um espaço para a população desfrutar do momento.

As unidades hoteleiras registam uma ocupação na ordem dos 90%, com os hotéis de cinco estrelas a contribuírem para indicadores superiores, confirmando as perspetivas de “casa cheia” da secretaria do Turismo e Cultura Madeira.

Mas a tradição de assinalar a passagem do fim de ano com espetáculos pirotécnicos já se espalhou a outros concelhos da região que também organizaram as suas festas.