Concerto de Reis

Convento dos Cardaes, Rua do Século 123, Lisboa. Sábado, 16h30

Para afinar a garganta: o Coro Aquae Cantatae é um dos nomes que anima os vários concertos de Reis que marcam a agenda deste fim de semana, um pouco por todo o país. Em Lisboa, um dos programas é este espetáculo, com a direção do maestro Frederico Costa e ainda a participação do Coro Organum Vocale, das Meninas do Convento e de João Aleixo, para seguir no Convento dos Cardaes, um edifício construído no século XVII que resistiu ao terramoto de 1755.

© Imagem divulgação Instagram Convento dos Cardaes

Workshop Ok na BD

Tinta nos Nervos, Rua da Esperança 39, Sáb, 4 janeiro, 10h às 13h, 16 euros cada aula

Para não ser quadrado e ver a vida aos quadradinhos: É um ciclo de workshops mas este não é um conjunto de oficinas quaisquer. Afinal de contas, no final deste conjunto de lições o objetivo da livraria Tinta nos Nervos é publicar um fanzine de banda desenhada com o trabalho dos aprendizes. Cecília Silveira (artista e editora, da Sapata Press) é a responsável por este curso destinado a um público alargado para uma iniciação nos fundamentos da linguagem da BD. No total, serão quatro os workshops, mas pode inscrever-se isoladamente. O primeiro arranca já este sábado e é dirigido a maiores de 13 anos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

© Imagem divulgação Facebook Tinta nos Nervos

Introdução à Aguarela

Campo das Artes, Rua do Almada, 627, Porto. Sábados 4, 11, 18 e 25. Das 14h30 às 17h30. 89 euros (materiais necessários a partir da segunda sessão)

Para se aventurar com os pincéis: Ano novo, hobbies novos e se a pintura a aguarela é um desejo há muito adiado é hora de não borrar mais a pintura. Ana Rocha dará este workshop teórico e prático composto por 4 sessões de três horas cada, lições pensadas como uma introdução rápida à pintura a aguarela. Os pequenos cursos são vocacionados para todos os interessados em pintura que não tenham qualquer experiência ou conhecimentos prévios. Um começo de ano movido a experimentação plástica e a exercitar a sensibilidade estética.

© Imagem divulgação Instagram Campo das Artes

Workshop Pastéis de Nata

Pastelaria Batalha, Praça Luís de Camões, Lisboa. Sábado, 14h às 16h00. 55 euros

Para uma experiência very typical: Na Pastelaria Batalha (que em 2008 ficou em terceiro lugar no concurso de melhores natas da capital), no Chiado, é possível ter uma experiência total ao nível dos pastéis de Nata. Para além da prova, pode por as mãos na massa e iniciar-se na arte da confeção desta iguaria típica (tão típica que não deve estranhar a presença de vários forasteiros numa destas aulas). A lição inclui a preparação da massa e recheio, o direito a provar três destas especialidades mal saiam do forno e ainda a degustação de uma ginjinha para acompanhar a tarde.

© Imagem divulgação Facebook Pastelaria Batalha

Experiência de Tiro com Arco

CTAP – Clube Tiro com Arco do Porto, Parque Desportivo de Ramalde, Sábado e domingo às 15h30.

Para acertar em cheio: é um dia aberto no Clube de Tiro com Arco do Porto (CTAP), uma oportunidade única para libertar o seu lado escondido de Robin de Bosques ou simplesmente testar a modalidade pela primeira vez — e quem sabe revelar tanta pontaria que vai querer repetir a dose, em modo de lazer ou de competição. Nada como experimentar uma tarde dedicada ao tiro com arco, para tirar tudo a limpo e avaliar o programa de atividades previsto para este ano. Não se esqueça de fazer marcação prévia através do email (geral@ctap.pt).

Treetop Walk – Visita orientada

Parque de Serralves, Porto. Sábado, 16h00

Para observar a biodiversidade: Chama-se Treet Top Walk e surgiu em 2019, altura em que Serralves celebrou 30 anos. Trata-se de um percurso estratégico, situado num nível elevado face ao solo, junto à copa das árvores, que permite uma experiência única em pleno parque da Fundação. Um projeto criado em colaboração com o Fundo Ambiental Português e que recebe visitas regulares, com direito a orientação para escolas e público em geral. Este sábado, conte com as explicações da educadora Anabela Pereira.

© Parque de Serralves

Roteiro o Sagrado, o Profano e o Tesouro na Sé de Lisboa

Sé de Lisboa, Largo da Sé, Lisboa. Sábado 15h00. 15 euros

Para explorar um local enigmático: A proposta da Explore Latitudes é descobrir a Igreja de Santa Maria Maior – Sé de Lisboa, com uma visita guiada à Sé e ao Museu do Tesouro, para uma generosa dose de informação sobre o património, a arte, a arquitetura e claro, a história deste edifício sacro, um dos mais misteriosos da cidade que é testemunho das marca das sucessivas alterações e restauros que lhe foram feitas, e da mistura de estilos que revela. Inscrições e Informações: 217 264 179 ou 918 959 584; info@explore-latitudes.pt ou www.explore-latitudes.pt.

© Imagem divulgação Facebook Explore Latitudes

Domingos de Jazz no Ferroviário

Clube Ferroviário, Rua de Santa Apolónia, Lisboa. Domingo, 18h00. 5 euros com direito a copo de vinho

Para acabar com as desculpas da falta de programa ao domingo: o jazz instala-se no Clube Ferroviário e nesta primeira tarde de domingo do ano novo, fica a cargo do guitarrista Mário Delgado e do contrabaixista Carlos Barretto, dois nomes fundamentais do panorama nacional. E para uma combinação perfeita, aquele copo de vinho incluído no valor da entrada.

© Instagram Clube Ferroviário

“Nunca mais é sábado” é uma rubrica que reúne, todas as semanas, as melhores sugestões para aproveitar o fim de semana.