Um rocket explodiu na zona verde de Bagdade, onde está localizada a embaixada dos Estados Unidos, que foi cercada e atacada na terça-feira por milhares de simpatizantes do regime do Irão, disseram as autoridades iraquianas. A Reuters deu conta de que não foram registadas vítimas neste ataque que se deu na zona de Celebration Square, na capital iraquiana, e que o artefacto explosivo era de modelo “Katyusha”.

Para já ainda não foi identificada a origem do ataque que ocorreu numa zona onde estão estacionadas forças militares norte-americanas.

Entretanto, a CNN dá conta de que, poucos momentos depois deste primeiro incidente, vários outros rockets aterraram no bairro de Al-Jadiriya, perto da base aérea de Balad, também sem causar mortos. A informação surgiu a partir de um comunicado do exército iraquiano, que não conseguiu ainda clarificar quantos rockets ao certo estiveram envolvidos. A base aérea de Balad é o abrigo de várias forças militares e fica 50 quilómetros a norte da capital do Iraque.

A embaixada norte-americana em Bagdade aguarda a chegada de várias centenas de soldados que foram destacados para proteger a sua chancelaria no Iraque, no momento em que cresce o sentimento antiamericano após o ataque aéreo dos Estados Unidos da América (EUA) que vitimou o comandante da força de elite iraniana Al-Quds, Qassem Soleimani.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O general Qassem Soleimani morreu na sexta-feira num ataque aéreo contra o aeroporto internacional de Bagdad que o Pentágono declarou ter sido ordenado pelo Presidente dos Estados Unidos.

No mesmo ataque morreu também Abu Mehdi, ‘número dois’ da coligação de grupos paramilitares pró-iranianos no Iraque, conhecida como Mobilização Popular (Hachd al-Chaabi), além de outras seis pessoas.

O ataque ocorreu três dias depois de um assalto inédito à embaixada norte-americana que durou dois dias e apenas terminou quando Trump anunciou o envio de mais 750 soldados para o Médio Oriente.

O ataque já suscitou várias reações, tendo quatro dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) – Rússia, França, Reino Unido e China – alertado para o inevitável aumento das tensões na região, pedindo às partes envolvidas que reduzam a tensão. O quinto membro permanente do Conselho de Segurança da ONU são os Estados Unidos.

No Irão, o sentimento é de vingança, com o Presidente e os Guardas da Revolução a garantirem que o país e “outras nações livres da região” vão vingar-se dos Estados Unidos.

Também o líder supremo do Irão, o ‘ayatollah’ Ali Khamenei, prometeu vingar a morte do general e declarou três dias de luto nacional, enquanto o chefe da diplomacia considerou estar em causa “um ato de terrorismo internacional”.

Do lado iraquiano, o primeiro-ministro demissionário, Adel Abdel Mahdi, advertiu que este assassínio vai “desencadear uma guerra devastadora no Iraque” e o grande ‘ayatollah’ Ali al-Sistani, figura principal da política iraquiana, considerou o assassínio do general iraniano Qassem Soleimani “um ataque injustificado” e “uma violação flagrante da soberania iraquiana”.

Atualizado às 19h10 depois de novas informações darem conta de que não foram dois rockets mas sim apenas um a explodir perto da embaixada dos EUA em Bagdad