786kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

A história de Soares escreve-se com respeito pelo primeiro capítulo (que se repete)

Este artigo tem mais de 4 anos

Há três anos, no primeiro jogo pelo FC Porto, Soares bisou com o Sporting e valeu uma vitória. Este domingo, depois de quase tudo mudar desde aí, marcou o golo decisivo e voltou a valer uma vitória.

O avançado brasileiro já marcou 11 golos esta temporada
i

O avançado brasileiro já marcou 11 golos esta temporada

Getty Images

O avançado brasileiro já marcou 11 golos esta temporada

Getty Images

A história de Tiquinho Soares no FC Porto escreve-se através de um primeiro capítulo quase obrigatório que tem como título o nome de um outro clube: Sporting. Nos primeiros dias de 2017, há quase precisamente três anos, Soares estreava-se com a camisola azul e branca no Dragão, cerca de duas semanas depois de ter trocado o V. Guimarães pelo FC Porto, contra o Sporting de Jorge Jesus. Marcou ainda dentro dos 10 minutos iniciais, voltou a marcar antes do intervalo — e resolveu sozinho um Clássico entre dragões e leões.

A revolta dos descamisados acabou com Soares a festejar sem camisola (a crónica do Sporting-FC Porto)

Passaram três anos. O FC Porto deixou de ser treinado por Nuno Espírito Santo, que está agora em Inglaterra com o Wolverhampton, e é orientado por Sérgio Conceição, que em 2016/17 estava em França, ao serviço do Nantes. O Sporting, comandado na altura por Bruno de Carvalho e Jorge Jesus, tem agora Frederico Varandas e Silas (que há três anos ainda jogava, no Cova da Piedade) no leme da equipa. Muito mudou, portanto, mas Soares mantém-se no plantel dos dragões: entre altos e baixos, entre lesões e períodos de menor eficácia, entre jogos como suplentes e outros como titular inequívoco.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O início da temporada de Soares foi difícil, principalmente graças ao impacto positivo e imediato que Zé Luís teve na equipa, mas a resposta certa que o brasileiro deu sempre que foi chamado a resolver — a partir do banco, quando as coisas não estavam a correr propriamente bem — acabou por lhe garantir um regresso à titularidade que é agora constante. Este domingo, em Alvalade e novamente contra o Sporting, Soares voltou a ser decisivo e marcou já na segunda parte o golo que acabou por valer os três pontos e a vitória do FC Porto. Depois de um canto batido na direita do ataque, ao saltar sem oposição, o avançado cabeceou para o segundo golo dos dragões e não permitiu que o Benfica fugisse na liderança da Liga, mantendo uma distância de quatro pontos em relação aos encarnados.

Ainda no relvado de Alvalade, poucos minutos depois de Jorge Sousa apitar para o final da partida, Soares garantiu estar “feliz pelos três pontos”. “Acho que fizemos uma primeira parte boa e depois relaxámos um pouco mas, acima de tudo, a segunda parte do FC Porto foi de alto nível e saímos felizes com os três pontos”, explicou o avançado, garantindo que a equipa só pensa “na vitória”. “Nunca deixámos de lutar e acreditar, hoje [domingo] valeu esse espírito de acreditar e parabéns aos jogadores. Obrigado aos adeptos que compareceram em bom número para nos ajudar”, acrescentou o jogador de 28 anos.

“Eu não olho para o Sporting, olho para o nosso grupo. O Sporting é uma grande equipa, com grandes jogadores. Boa sorte para eles, mas nós pensamos no FC Porto e é assim que vai ser até final”, concluiu Soares, quando questionado sobre o facto de os leões terem agora ficado a 12 pontos do segundo lugar e a 16 da liderança do Benfica.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora