Em dia de clássico na capital portuguesa, a Câmara Municipal de Lisboa publicou inadvertidamente a semente para um meme que o Twitter não tardou a plantar. Por volta do meio-dia, a autarquia publicou a imagem de dois contentores — um com simbolismo sportinguista e outro portista — dentro de um estádio. A mensagem devia servir para incentivar à reciclagem. Mas houve quem fizesse outra leitura.

Cinco horas antes do início do clássico, já a “Memearia do Bairro” tinha aberto portas. O Insónias em Carvão, uma página humorística no Instagram, dedicou-se às montagens e fez do proprietário, o benfiquista Luís Rodrigues, um adepto ferrenho do Sporting Clube de Portugal. É assim desde pequenino, garantem os memes: em dia de Sporting-Porto, por vias da dúvidas, Luís Rodrigues é verde e branco.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

View this post on Instagram

Eu era tão fofo ❤

A post shared by Insónias em Carvão (@insoniascarvao) on

View this post on Instagram

VAAMOOOOSSSSS ????????????

A post shared by Insónias em Carvão (@insoniascarvao) on

Reparou nos croquetes em cima da mesa no meme do Insónias em Carvão aqui em cima? É uma piada interna dos sportinguistas que vem de um trocadilho com o nome de um antigo presidente do Sporting, José Roquette. A palavra tem sido usada noutros memes do Sporting-Porto, como mostra este aqui em baixo.

Na verdade, os memes desta noite não estão a dar descanso aos leões. No Sporting Comédia de Portugal, no Facebook, diz-se que já se descobriu a troca de palavras que enfureceu o Papa Francisco e o levou a afastar-se de uma mulher. Segundo esta página de memes do futebol, o Papa Francisco achou absurdo o pedido que ela fez.

Francisco Não Papa Sporting Lisbon

Deixem o Papa em paz, lagartos! #NãoPapaSporting #VermelhoPorMostrar #RouboDeIgreja #VARticano

Posted by Sporting Comédia de Portugal on Friday, January 3, 2020

Falando sobre ironias, outras mensagens espalhadas pelo Twitter dizem que, lá no fundo, o Sporting-Porto não é bem uma batalha em campo. Referindo-se a uma suposta amizade entre os dois clubes fora das quatro linhas, as piadas não tardaram a chegar. E houve quem não se esquecesse de colocar Bruno de Carvalho ao barulho.

Outra ironia: o golo de Moussa Marega. É que, nas bancadas sportinguistas, os adeptos tinham pendurado uma faixa com a mensagens: “Mete o Marega”. O atacante portista entrou no 11 inicial e não tardou a estrear o marcador com um golo aos 24 minutos. O momento não passou despercebido a outra página de piadas internáutcas, o Memes da Bola.

E já meteu.. #memesdabola #marega

Posted by Memes da Bola on Sunday, January 5, 2020

O momento do golo do Sporting também tem inspirado piadas na internet por causa de um lapso dos comentadores da SportTV, que confundiram o nome dos clubes aquando do golo de Acuña. A oportunidade foi aproveitada mais uma vez para brincar com a suposta proximidade entre Sporting e Porto.

Quando o FC Porto marcou o segundo golo, a garantir a vantagem do clube aos 73 minutos, Frederico Varandas entrou no baile de memes futebolísticos em dia de clássico. Do lado portista, os adeptos demonstraram-se mais emotivos. E os memes que publicaram até tiveram direito a corações azuis e brancos a pulsar, a recordar um dos hinos do FC Porto.