Dark Mode 134kWh poupados com o Asset 1
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Estas linhas mexem-se ou não? A nova ilusão de ótica que mobiliza as redes sociais

A ilusão de um artista italiano tem feito sucesso no Twitter com milhares de partilhas. As pessoas acham que as linhas crescem e diminuem num movimento ondulado. Assim será?

i

Um instante da ilusão deixa perceber o que realmente acontece

Um instante da ilusão deixa perceber o que realmente acontece

O segredo está nas setas. A ilusão baseada da obra do artista italiano Gianni A. Sarcone está-se a espalhar rapidamente pelas redes sociais, principalmente no Twitter. Parece que as linhas crescem e diminuem num movimento coordenado, mas, na verdade, o comprimento das retas é sempre igual.

Uma variação deste GIF já tinha sido apresentado pelo artista num concurso de ilusões de ótica, o Illusions Of The Year Contest, em 2017 — em que foi finalista —, mas a própria ilusão é baseada num trabalho do psicólogo alemão Franz Carl Müller-Lyer, desenvolvido em 1889. Müller-Lyer teve, por sua vez, o trabalho do filósofo e psicólogo Franz Brentano como influência.

Instante da ilusão de Sarcone

O que se passa é muito simples. As linhas, completamente estáticas, parecem aumentar e diminuir em tamanho quando o que realmente se altera são as setas. Elas são compostas por dois segmentos de reta que oscilam em torno do vértice invertendo o sentido em que apontam. Pelo meio, o ângulo vai abrindo passando pelos 180 graus (em que estão as duas arestas da seta perfeitamente alinhadas), continuando até que vejamos uma seta apontada na direção contrária.

A ilusão tem sido muito partilhada nas redes sociais, sobretudo no Twitter. Ao El País, o psicólogo Chris Said explica que nesta versão mais partilhada da ilusão foram acrescentadas mais linhas e ângulos mais agudos para acrescentar fluidez à imagem.

Mas há muitas outras formas de realizar ilusões de ótica semelhantes com base nos mesmos princípios. No seu site pessoal, Gianni A. Sarcone (que se especializa em ilusões de ótica) tem mais trabalhos dedicados ao princípio de Müller-Lyer, como um “caleidoscópio”, uma “estrela pulsante” ou uma simples curva.

Sarconi é um artista e ilusionista italiano que se dedica sobretudo à ilusão de ótica. Entre os vários livros que já editou contam-se algumas coletâneas de trabalhos como puzzles impossíveis (Impossible Folding Puzzles), livros de colorir paradoxais (You can’t possibly color this!) ou ilusões óticas (Amazing Optical Illusions).

Recomendamos

A página está a demorar muito tempo.