A ministra da Saúde, Marta Temido, anunciou esta terça-feira a criação de um Gabinete de Segurança para prevenir e gerir situações de violência contra profissionais de saúde nos seus serviços.

O gabinete é da dependência do ministério e “terá uma função de apoio técnico” para o combate às situações de “violência contra os profissionais de saúde”, declarou a ministra. “Esperamos que com esta estrutura possamos ter intervenções mais pró ativas dos profissionais de saúde para lidar com episódios deste tipo”, rematou Marta Temido, cujo principal objetivo é “garantir a segurança” e “ambiente tranquilo” dos espaços de saúde.

O funcionamento do gabinete contará com a colaboração do Ministério da Administração Interna, que pretende fazer uma “avaliação rigorosa de situações de risco”, garantiu o ministro Eduardo Cabrita. O ministro considera que, para a diminuição dos casos de violência contra médicos, a comunicação entre as unidades de saúde e forças policiais deve ser melhorada.

Cabrita reiterou, ainda, que a segurança deverá ser uma das prioridades da estruturação arquitetónica de novos hospitais e declarou que será elaborado um perfil de risco para que se possam evitar situações de índole agressiva.

A colaboração entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Administração Interna deverá começar com efeito imediato, com elementos da PSP a serem colocados junto do gabinete de Marta Temido.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR