Uma família com duas crianças refugiou-se dos incêndios australianos dentro de um cinema da cidade de Mallacoota. Meaghan, Tim e os filhos Jackson (de cinco anos) e Georgia (de três) dormiram no chão do espaço durante seis dias.

De acordo com a CNN, a família voou para território australiano a 27 de dezembro, para visitar familiares e amigos, e ficaram a acampar. “No último dia do ano acordámos e estavam 40º.C, portanto decidimos levar as crianças à praia para brincarem na água”, disse a mãe.

“Estávamo-nos a divertir, pelo que decidimos ficar mais tempo do que normalmente ficaríamos, tomámos o nosso tempo”. Quando estavam a regressar, o alerta dos incêndios tinha disparado e as labaredas aproximavam-se do local onde estavam acampados.

A família decidiu, aí, transportar a tenda e os restantes pertences para o cinema onde passariam os dias seguintes. O que incluiu celebrar, a 3 de janeiro, o terceiro aniversário de Georgia.

Após várias tentativas, perturbadas pelos efeitos dos incêndios, a família foi resgatada em segurança por um helicóptero.

Os incêndios na Austrália fizeram, pelo menos, 25 mortos desde outubro de 2019 — altura em que começou o verão, referem dados oficiais do governo. Um número que, segundo as autoridades, pode vir a aumentar. Há muitos incêndios espalhados pelo país, mas os estados de Nova Gales do Sul, Vitória e Austrália Ocidental — sudeste e sudoeste da Austrália — são os mais afetados.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR