O britânico Sam Sunderland (KTM) venceu esta quarta-feira a quarta de 12 etapas do Rali Dakar de todo-o-terreno, na Arábia Saudita, num dia em que o português Paulo Gonçalves (Hero) terminou no quinto lugar.

Sunderland, que mora no Dubai, onde treina regularmente na areia do deserto, gastou 4h24 e 40 segundos para cumprir os 453 quilómetros da especial, apenas menos 11 segundos do que o segundo classificado, o chileno José Ignacio Cornejo (Honda). O argentino Kevin Benavides (Honda) fechou o pódio, a 46.

Por seu lado, Paulo Gonçalves terminou a 2 minutos e 22 segundos do vencedor, no quinto posto, enquanto António Maio (Yamaha) sofreu uma queda no início da especial, que danificou a sua mota, e está já a perder muito tempo para os adversários.

Na geral, o norte-americano Ricky Brabec (Honda), sétimo na etapa, manteve a liderança, tendo 2 minutos e 30 segundos de vantagem sobre o companheiro de equipa Kevin Benavides e 8 minutos e 31 segundos face a José Ignacio Cornejo.

Paulo Gonçalves, que na véspera perdera seis horas devido a uma avaria e 48 minutos de penalização, está nos últimos lugares, a 7 horas 32 minutos e 30 segundos.

A quinta etapa da 42.ª edição da prova, uma ligação entre Al-Ula e Ha’il, com 564 quilómetros de extensão, 353 deles ao cronómetro, disputa-se na quinta-feira.