Sete distritos de Portugal continental vão estar na quinta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa vão estar sob aviso amarelo por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 4 a 5 metros, entre as 18h de quinta-feira e as 15h de sexta-feira. O aviso amarelo traduz situações de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA colocou ainda os distritos de Bragança e da Guarda até às 18h de quarta-feira sob aviso amarelo por causa do nevoeiro a persistir em alguns locais, com possível formação de sincelos e temperatura máxima inferior a 5/6 graus Celsius.

O instituto prevê para esta quarta-feira, nas regiões do norte e centro, céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado no Minho, no nordeste transmontano e Beira Alta até meio da manhã. A partir da tarde, está previsto um aumento gradual de nebulosidade nas regiões do litoral. A previsão aponta também para vento fraco, soprando temporariamente moderado de norte nas terras altas da região Centro, e acentuado arrefecimento noturno, com formação de geada, em especial nas regiões do interior.

Está ainda prevista neblina ou nevoeiro matinal, podendo persistir em alguns locais do interior até meio da tarde e pequena subida de temperatura na região Norte. Na região sul prevê-se céu pouco nublado ou limpo, aumentando de nebulosidade no litoral oeste a partir do final da tarde, e vento fraco, soprando temporariamente moderado de norte nas terras altas.

O IPMA prevê ainda acentuado arrefecimento noturno, com formação de geada, nas regiões do interior e neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais. As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os -2 graus (Bragança) e os 8 (em Portalegre) e as máximas entre os 9 (em Vila Real) e os 19 (em Faro).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR