Prémios Arco-Íris no Capitólio

Teatro Raul Solnado, Parque Mayer, Lisboa. Sábado, das 22h30 às 2h. 10€

Para dar um baile ao preconceito: Este sábado, o Capitólio recebe a 17ª edição dos Prémio Arco-Íris, evento promovido pela ILGA Portugal cujo intuito é reconhecer e incentivar personalidades e instituições que se distinguiram no contributo para a afirmação dos direitos das pessoas LGBTI durante o último ano. Após a atribuição dos prémios, a festa continua até às 02h com “Revenge of The Queers”, powered by Revenge Of The 90’s. A entrada é livre para a cerimónia, mas a partir das 22h30 o bilhete tem o valor de 10 euros.

Ouro, Incenso e Birra

Rua do Açúcar, Capitão Leitão e Pereira Henriques, Lisboa. Sábado, das 13h às 3h. Entrada livre

Para brindar aos Reis mais retardatários: Pelo terceiro ano consecutivo Marvila recebe os cantares das Janeiras por vozes e guitarras improváveis em mais um Ouro, Incenso e Birra. Este sábado, as cervejeiras do bairro Bolina, Dois Corvos, Lince e Musa, mas também espaços como o Café Com Calma, a Fábrica Moderna e o The Royal Rawness são palco de showcases de mais de uma dezena de artistas, bandas e djs nacionais. PZ, Joana Espadinha e Luís Severo e Marinho são alguns nomes que saltam à vista no alinhamento. A data será também marcada pelo lançamento de uma cerveja especial e parte dos lucros serão doados ao Grupo Capoeira Beija-Flor. O acesso à festa é livre em todos os espaços.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Aulas de skate

Rua Dr. Aarão de Lacerda, Porto. Sábado e domingo, das 10h às 12h. Entrada livre

Para testar o equilíbrio: Comece o ano a aprender coisas novas. Em novembro passado foi inaugurado o primeiro Skate Park do Porto, localizado no Parque Desportivo de Ramalde, durante todos os fins de semana do mês de janeiro há sessões gratuitas para quem quiser aventurar-se na modalidade. As aulas de iniciação decorrerem entre as 10 e as 12h e são gratuitas. Só tem que fazer uma inscrição prévia, através do e-mail desporto@agoraporto.pt, até à quinta-feira anterior à sessão, e saber que existem 20 vagas por aula.

Sessão de leitura no Teatro do Bairro Alto

Rua Tenente Raúl Cascais, 1A, Lisboa. Sábado, às 18h30. Entrada livre

Para uma conversa à volta das letras: As práticas de leitura no Teatro do Bairro Alto são encontros de regularidade incerta em torno de publicações que têm tanto de entusiasmantes como de urgentes. Nestes encontros lê-se e conversa-se sobre o que se lê, geralmente na presença dos autores. No sábado, o foco será o livro “Djidiu –A Herança do Ouvido”, uma coletânea de 56 poemas sobre a experiência negra em Portugal. Apolo De Carvalho, Carla Fernandes, Carla Lima, Carlos Graça, Cristina Carlos, Danilson Pires, Dário Sambo, Luz Gomes e Té Abipiquerst Té são os escritores que exploram a vivência negra através de temas como a família, o amor, a tradição, a representatividade ou a apropriação cultural. A obra é resultado de uma iniciativa da Afrolis – Associação Cultural, um projeto de rádio criado por afrodescendentes a viver em Lisboa, que, entre 2016 e 2017, mobilizou pessoas negras a produzirem e divulgarem textos seus ou de pessoas que considerassem relevantes.

Expozoo

Exponor – Feira Internacional do Porto, Avenida Dr. António Macedo, Leça da Palmeira. Sábado e domingo, das 10h às 19h. Entrada: 5€

Para agradecer a amizade do seu melhor amigo: A 14ª edição da Expozoo – Exposição do Mundo Animal vai ser o ponto de encontro de mais de 600 animais exóticos, entre répteis, aves, suricatas, tartarugas, peixes e mais de 400 animais, desde os da quinta aos de estimação. A grande novidade deste ano é o AquaDemo, o maior aquário móvel da Europa com mais de uma centena exemplares de três espécies diferentes de peixes: Carpas Koi, Carpas Koi Butterfly e Peixes Vermelhos. Se durante a manhã o seu cão poderá usufruir de uma sessão gratuita de reiki animal, durante a tarde serão preparados manipulados de essências florais personalizados para animais, que ajudam a reequilibrar comportamentos que se apresentem excessivos, como a depressão ou dificuldade de adaptação a novas famílias. Em paralelo, decorrerá a maior competição internacional de Grooming realizada em Portugal, com a participação de concorrentes oriundos de sete países diferentes, e no Vet Basecamp 2020 há dentistas para cães a workshops de fotografia e sessões sobre como valorizar o Instagram do animal de estimação.

FleaMarket

Rua Guedes de Azevedo, 180, Porto. Sábado, das 13h às 18h

Para do velho fazer e refazer novo: Se gastou todo o seu orçamento nas compras de Natal, mas quer rechear a casa e o armário com coisas novas, o FleaMarket vem mesmo a calhar. A primeira edição do ano da famosa feira de produtos usados acontece este sábado em dois pisos no parque de estacionamento do Silo Auto. Através do formato Car Boot Sale, os vendedores exibem os produtos que têm para vender na própria mala do carro. Há roupa, decoração, discos, livros e brinquedos a preços amigos de todas as carteiras. Conte também com petiscos e música ao vivo.

“Nunca mais é sábado” é uma rubrica que reúne as melhores sugestões para aproveitar o fim de semana.