Num mundo económico e financeiro caraterizado pela volatilidade, a diversificação de fontes de rendimento é uma hipótese que deverá ser tida em conta. Os percalços surgem de onde menos se espera, pelo que confiar exclusivamente em fontes de rendimento como o salário, a pensão de reforma, ou até dinheiro de familiares, pode ser um plano demasiado arriscado.

Assim, é melhor prevenir do que remediar, e o investimento em ativos surge como uma solução para ter outra segurança no futuro, de modo a ter capital para, por exemplo, ter uma aposentação mais descansada, comprar habitação ou pagar os estudos de um familiar.

Ações, fundos de investimento, obrigações, títulos de dívida pública e seguros de capitalização são alguns dos produtos disponíveis no mercado, mas geri-los pode ser demasiado complexo e moroso. É aqui que entra a carteira virtual de investimentos, uma ferramenta que lhe permite gerir a sua carteira de ativos com maior simplicidade e comodidade.

Vantagens de usar uma carteira virtual de investimentos

Agora que 2020 se aproxima, nunca é de mais lembrar que tão importante como poupar é fazer uma gestão responsável das suas finanças. Para isso, uma carteira virtual de investimentos, como A Minha Carteira, da PROTESTE INVESTE, é essencial. Entre outras vantagens, com esta solução poderá:

  • Criar a sua carteira virtual e acompanhar os seus investimentos
  • Pesquisar ações, fundos, obrigações e outro tipo de investimentos de forma fácil;
  • Registar todos os seus investimentos (ações, fundos, obrigações, depósitos, planos de poupança-reforma, títulos de dívida pública, seguros de capitalização, etc.);
  • Acompanhar e consultar a rentabilidade dos seus investimentos em tempo real; obter um inventário dos seus bens;
  • Replicar carteiras recomendadas, simular uma carteira de investimentos e começar a investir de acordo com uma estratégia definida por analistas financeiros independentes.

Vai investir em 2020? Descubra o seu perfil de risco

Todos os investidores são diferentes, com recursos e objetivos distintos. Qual a melhor estratégia para si? Que tipo de investimento é o mais adequado? Conhecer o seu perfil de investidor é fundamental para fazer as melhores escolhas.

O site da PROTESTE INVESTE sugere-lhe estratégias de investimento consoante o seu perfil, bastando alguns minutos para fazer um teste e perceber qual o seu: se conservador (segurança acima de tudo), se defensivo (aceita algum risco, mas baixo), equilibrado (disposto a investimentos de longo prazo, mas com alguma cautela), agressivo (disponível para assumir um nível de risco acima da média) e “ações” (pretende investir diretamente em ações; risco elevado mas com potenciais ganhos elevados).

Como investir em 2020

Algumas regras são transversais no momento de definir a sua estratégia de investimento. Ao apurar o seu perfil de investidor e o prazo terá outras armas para definir a sua estratégia. Depois, o tempo e a paciência serão os motores do seu investimento. Quanto maior o prazo definido para obter retorno, maior as probabilidades desse retorno ser mais significativo. Se, por outro lado, exigir dividendos a curto prazo, terá preferencialmente de ter maior capital inicial e de arriscar mais.

Outra regra de ouro do investimento é a diversificação. Não se limite a apenas um tipo de ativos; diversifique a sua carteira com diferentes ativos, como ações, fundos de investimento ou certificados do Tesouro e de Aforro. Apesar de alguma imprevisibilidade dos mercados, as ações tendem a ser os ativos financeiros que mais rendem a longo prazo. Se apostar neste produto lembre-se, uma vez mais, que diversificar é primordial. Aposte em títulos de várias indústrias e latitudes; não se limite às empresas nacionais que já conhece e não se concentre numa só área de negócio.

Se tenciona investir em ações em 2020 e não sabe como começar, a PROTESTE INVESTE criou parcerias (disponíveis para subscritores), que lhe permitem replicar facilmente e com exatidão uma carteira de ações definida por especialistas. Ao aderir a estas parcerias estará a investir diretamente na carteira de ações da PROTESTE INVESTE, não tendo de se preocupar com os títulos que deve comprar e vender ou com a realização das ordens de bolsa. Adicionalmente, na plataforma A Minha Carteira poderá acompanhar os seus investimentos.

Entre em 2020 com mais confiança e invista com a ajuda de especialistas e duma carteira virtual de investimentos.

Este artigo é da autoria de Protest Investe