Pelo menos uma pessoa morreu e oito ficaram feridas, estando duas delas em estado grave, na sequência de duas explosões que deram origem a um incêndio de grandes dimensões na zona industrial da empresa Industrias Químicas del Óxido de Etileno (IQOXE), localizada em La Canonja, em Tarragona, Catalunha. O acidente químico, por enquanto, não provocou nenhuma ” nuvem tóxica” mas os serviços de emergência aconselharam os residentes a permanecerem em casa como medida de precaução.

O El País fala também numa pessoa desaparecida, funcionária da empresa. De acordo com a imprensa espanhola, a vítima terá morrido na sequência de um desmoronamento de uma casa, na localidade de Torreforta, perto do local da explosão.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

[Câmara de vigilância capta o momento em que se deu a explosão:]

Em declarações à Rádio Observador, o jornalista espanhol Lluís Tovar, que está a 3 quilómetros do local da explosão, descreveu o ambiente que se vive na zona: “Há muita confusão a esta hora entre vizinhos que esta tarde estavam a fazer a sua vida normal nos bairros da cidade de Tarragona”.

“O plano de alerta químico foi ativado”, disse o jornalista, explicando que “isto acontece quando há um risco químico muito alto”.

Lluís Tovar acrescentou ainda que, tal como faz parte do protocolo seguido sempre que este plano é ativado, “as sirenes nem chegaram a tocar”, tendo a polícia local informado “porta a porta os vizinhos dos bairros mais próximos da petroquímica e também em várias localidades perto”.

Foi pedido aos residentes que não saíssem de casa e que fechassem as portas e janelas ou que abandonassem o local. “A esta hora muitas pessoas já não estão em casa, foram embora para outras localidades”, explica Tovar, acrescentando que “a esta hora, os vestígios deixados pelos químicos são perfeitamente visíveis”.

As notícias das 22h

Entretanto, o presidente da Generalitat, Quim Torra, está a caminho do local e “em contacto permanente com o primeiro-ministro Pedro Sánchez”, avança a imprensa espanhola.

De acordo com os bombeiros espanhóis, a explosão ocorreu às 18h45 locais (17h45 em Lisboa) e por motivos que ainda estão a ser investigados. A Proteção Civil recebeu várias chamadas a dar conta do incêndio, que é possível observar a vários quilómetros de distância, escreve o jornal espanhol. O complexo petroquímico está localizado perto dos municípios de Tarragona, Vilaseca e La Canonja.

Na rede social Twitter têm sido partilhados vários vídeos da explosão e do incêndio.