O tenista colombiano Robert Farah, campeão de pares de Wimbledon e do Open dos Estados Unidos (EUA), em 2019, foi apanhado com doping e não pode participar no Open da Austrália, revelou esta terça-feira em comunicado o atleta.

“Neste momento, encontro-me em Los Angeles [EUA], e não poderei disputar o Open da Austrália, evento para o qual me estava a preparar desde dezembro. Há umas horas, a Federação Internacional de Ténis comunicou-me que foi detetada a presença de boldenona numa prova”, revelou Farah.

A análise antidoping em causa, que deu positivo para a boldenona, um esteroide anabolizante, remonta a 17 de outubro do ano passado, e foi realizada durante um torneio disputado na cidade colombiana de Cali.

O tenista, de 33 anos, referiu em comunicado que, duas semanas antes desse teste, foi sujeito a outra análise em Xangai, na China, que teve um resultado negativo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Além disso, fui analisado em, pelo menos, outras 15 ocasiões de maneira aleatória no circuito internacional ao longo do ano com o mesmo resultado negativo”, realçou.

Farah, que ocupa atualmente o primeiro lugar de pares do ranking ATP, em conjunto com o seu compatriota Juan Sebastián Cabal, disse que está convencido que o resultado positivo foi provocado por ter comido carne de vaca que conteria a substância proibida.

Em novembro de 2018, o presidente do Comité Olímpico Colombiano (COC), Baltazar Medina, enviou uma carta aos desportistas do país advertindo-os sobre a presença de boldenona na carne de vaca, sublinhando que, em caso de ser detetada nos testes antidoping, a sanção estabelece uma suspensão de quatro anos.

“Com a minha equipa e um grupo de assessores estamos a preparar os passos a seguir num processo que pretendemos que demonstre que nunca utilizei nenhum produto que atente contra o jogo limpo e a ética que caracteriza o desporto e, em especial, o ténis, atividade que amo e à qual devo os meus momentos mais felizes”, frisou Farah, garantindo ainda que está “tranquilo e confiante” com o desfecho deste processo.